Capa / Cidades / Procon comemora dia mundial do consumidor com palestra

Procon comemora dia mundial do consumidor com palestra

KODAK Digital Still Camera

Kariny Santos

O PROCON de Alta Floresta em comemoração ao dia mundial do consumidor, realizou na manhã desta terça-feira 15, na escola estadual Cecilia Meireles, uma palestra com os alunos sobre o direito do consumidor. Segundo o coordenador do PROCON Valdeci do Nascimento, as atividades serão realizadas no decorrer da semana em outras escolas de Alta Floresta, urbanas e rurais.
Os palestrantes explicaram aos alunos como funciona o PROCON os funcionários e os cargos, a história breve do código do consumidor, as diferenças entre consumidor e fornecedor. Para salientar ainda mais destacaram a diferença entre produtos duráveis e não duráveis e os prazos para ressarcimento de cada caso, os alunos ainda tiveram espaço aberto para esclarecer as dúvidas. Segundo Valdecir o objetivo é levar a informação e orientação. “O objetivo maior é levar informação e conhecimento, que diz a nossa regra ‘consumidor orientado, direito assegurado’ e é isso que nós estamos fazendo e a nossa intenção é alcançar a comunidade escolar”, pontuou.
A escolha de trabalhar com crianças/adolescentes, segundo o coordenador é devido a sua fácil indução e absolvição de certo e errado, e sua persuasão para cobrar aos adultos que as coisas sejam feitas corretamente. “A criança tem uma forma de cobrar mais eficiente, vamos dizer assim, o adulto no dia a dia com várias atribuições e afazeres ele acaba às vezes até assimilando uma informação, mas não cobra, a criança não, se você orientá-la direitinho ela vai cobrar o pai, vai cobrar a mãe, o amigo, o conhecido, então ela sempre vai ter mais facilidade de levar aquele conhecimento na pratica real do dia-a-dia”.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top