Capa / Cidades / Gestor público municipal faz inspeção das pontes de AF

Gestor público municipal faz inspeção das pontes de AF

DSCN4833_Ponte de madeira na divisa de Alta Floresta com Nova Canaã do NorteLindomar Leal
Assessoria da PMAF

No mês de fevereiro deste ano, o secretário de Infraestrutura de Alta Floresta, Eloi Luiz de Almeida, percorreu mais de 600 quilômetros na região Sul do município, inspecionando as estradas vicinais e fazendo o levantamento de pontes e bueiros, que necessitam de reparos, devido aos danos causados pelas ações do tempo.
O vereador Reinaldo de Souza, o “Lau”, acompanhou todo o percurso, foram três dias ininterruptos de trabalho que serviram para identificar pelo menos 14 pontes antigas e em situações precárias, 4 bueiros danificados e mais 3 pontos críticos.
O secretário constatou ainda que a ponte de bate-estaca sobre o Rio Ariranha, na MT-010, na divisa dos municípios de Alta Floresta e Nova Canaã do Norte, com acesso ao distrito de Colorado do Norte, a ponte de 36 metros de comprimento sobre o Rio Apiacás, localizada na MT-419 e outras três pontes de madeira, sendo duas na Sexta Sul e uma com acesso a Quinta Sul estão em condições precárias. Contudo, foi constatada maior precariedade na ponte de bate-estaca da divisa entre Alta Floresta e Tabaporã, que dá acesso ao município de Juará pela MT-325, pois, esta foi queimada por vândalos.
A ponte da Comunidade Sol Nascente também foi vistoriada pelo secretário e foi inclusa no planejamento. A obra foi iniciada em parceria com o setor produtivo e o governo do estado, mas, infelizmente foi interrompida por falta de madeira.
O secretário, Eloi Luiz de Almeida, aproveitou para checar o estado de conservação dos bueiros de madeira e identificou que alguns, construídos há mais de 10 anos, necessitam de reparos. Estes levantamentos também têm como objetivo atender a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) acerca da identificação dos problemas das pontes e da definição de um plano de ação para recuperá-las.
Diante da situação encontrada e em cumprimento à solicitação do MPE, o gestor municipal requereu a dispensa de licitação para recuperar em caráter de urgência todas as pontes identificadas com problemas. No entanto, ele recebeu um parecer jurídico favorável a liberação de material para a recuperação de apenas três pontes. O secretário explica que já solicitou a compra e está aguardando o material para iniciar as obras, inclusive pediu a realização de um processo licitatório, a fim de comprar 600 metros cúbicos de madeira para executar os reparos das demais pontes.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top