Capa / Cidades / Mutirão utiliza fumacê no combate ao Aedes aegypti

Mutirão utiliza fumacê no combate ao Aedes aegypti

19.02.2016_Mutirão utiliza fumacê no combate ao Aedes aegypti

Foto: Pedrilan Reinaldo

Assessoria da PMAF

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Ambiental, dá continuidade à força-tarefa, que iniciou há mais de um mês nos bairros de Alta Floresta, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, intensificando as ações vinculadas ao mutirão de limpeza, com a emissão de inseticidas, através do carro fumacê.
O carro fumacê já dedetizou mais de 18 bairros, e atualmente está pulverizando o centro da cidade com a aplicação de inseticidas, esta ação só foi possível com a autorização do Ministério da Saúde.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Silvio Cardoso, o produto aplicado é um meio fácil e mais rápido de combate ao mosquito, pelo fato das bombas de emissão serem transportadas em veículos, o que facilita o atendimento em um maior número de bairros e em menor tempo.
No entanto, de acordo com o coordenador, a população deve ficar alerta no momento em que o carro estiver passando, como manter os cuidados com as crianças para evitar acidentes, deixar as janelas e portas abertas, a fim de que os mosquitos que estejam dentro de suas residências possam ser eliminados.
Para que o ciclo de aplicação seja realizado com sucesso em todos os bairros, a equipe de agentes deve obedecer alguns critérios, como a aplicação ao amanhecer e no final da tarde, com o propósito de encontrar um número menor de pessoas nas ruas, a fim de que os moradores não tenham contato direto com o produto.
De acordo com Cardoso, o objetivo é atender todos os bairros em tempo hábil. “Este trabalho também depende das condições do tempo, porque a fumaça deve ser emitida devagar e não pode haver vento e nenhum outro elemento desfavorável a ação”, destacou.
Para a moradora do Bairro Jardim Panorama, Fernanda Castro, havia muitos insetos na sua casa e a atitude de realizar o fumacê vai contribuir muito para acabar com os mosquitos. A educadora social e também moradora do Panorama, Maria Sueli Vieira, contou que esteve doente e que dentro da sua residência também tinha muitos mosquitos. “Espero que a aplicação deste pulverizador diminua ao máximo a contaminação, porque aqui tem muitas pessoas doentes com dengue”, afirmou.
Já a aposentada Nelci Terezinha Kruger, disse que o trabalho foi essencial para minimizar os focos do mosquito, ela ainda salientou que o bairro estava precisando muito deste serviço. “Acredito que agora vai amenizar este problema”, concluiu.
O intuito do trabalho é atender todos os setores do município, e irá retornar em cada bairro ao menos duas vezes ao mês. Contudo, outra ação do Mutirão, com o intuito de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, é a limpeza dos entulhos e lixos, que esta sendo realizada, atualmente, no centro da cidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top