Capa / Cidades / Surto de doenças transmitida pela Aedes aegypti zera estoque de medicamento

Surto de doenças transmitida pela Aedes aegypti zera estoque de medicamento

REMEDIOSDionéia Martins

O surto da febre chikungunya e de zika, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, fez o estoque de medicamentos adquiridos pela secretaria da saúde de Alta Floresta para abastecer os PSF’s por três meses acabarem em aproximadamente 40 dias.
Antialérgico, antitérmico e analgésico são os medicamentos mais usados para estas doenças e por isso está em falta na farmácia básica do município e consequentemente nos PSF’s.
Segundo o Secretário de Saúde, José Luiz Teixeira, os medicamentos já foram licitados e comprados e ainda este mês os PSF’s serão abastecidos dos medicamentos.
“Hoje está faltando alguns remédios principalmente remédio pra febre e alergia, com essa virose que está no município o consumo foi muito grande, acredito que até a semana que vem chega remédio para abastecer as unidades”, disse o Secretário.
A demora em adquirir os medicamentos, foi porque a Prefeitura teve que realizar nova licitação, o que só aconteceu no final de janeiro.
Somente este ano mais de 450 notificações de suspeitas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti foram registradas pela saúde. Não se sabe o número de pessoas que foram infectadas pelo mosquito, isso porque nem todos os casos são notificados, e o tratamento indicado é apenas para controlar a febre e diminuir as dores no corpo além de muito repouso e a ingestão de bastante água para ajudar o organismo a combater o vírus.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top