Capa / Cidades / Vai ficar na saudade; carnaval de Alta Floresta já foi o melhor de Mato Grosso

Vai ficar na saudade; carnaval de Alta Floresta já foi o melhor de Mato Grosso

Altair Nery
e Dionéia Martins

APURAÇÃO

Apuração de Votos

1456745_546464568774325_1745989864_n

Carnaval de Rua

Quem morou em Alta Floresta no final da década de 80 e início dos anos 90, certamente se lembrará de nomes como: “Unidos da Floresta”, “Unidos da Rua” e “Acadêmicos do Centrão”, além dos blocos de carnaval do “Teatro Experimental”, que se transformou em “Bloco dos Artistas”, e o bloco do “Grupo de Teatro Luzes da Ribalta”. Se você se lembra desses nomes ou se associou eles a escola de samba ou blocos, é isso mesmo, você é um saudosista, a nossa cidade já teve grandes carnavais com direito a apresentação de escolas de samba que não deixava nada a desejar dos carnavais das grandes capitais. Não é exagero afirmar que tínhamos “o melhor carnaval do estado de Mato Grosso”.
Um dos grandes incentivadores do carnaval de Alta Floresta, foi o garimpeiro e empresário Paulo Gaúcho que atualmente mora em Novo Progresso, no estado do Pará e também deve estar com saudades daqueles tempos. Outros nomes que representavam o carnaval eram os ex-vereadores Paulo Cesar Leining (in memoriam), e Zilbo Fortes, o ex-prefeito e empresário Robson Silva, o produtor cultural Agostinho Bizinoto, o puxador de samba Carlinhos Sorriso Negro, o músico Cézar Trindade, o advogado Francisco Anis Faiad, as eternas rainhas do carnaval Karine Neves, Maiara Neves e Iara Rubia, a carnavalesca Idolazy Neves, dentre muitos outros que marcaram época.
Você está com saudades desta época? A única sugestão que temos é que você ou visite o facebook do radialista Cícero Tavares aonde encontram-se postados vários momentos desta parte da história de Alta Floresta, ou então, converse com pessoas que participaram da época áurea dos carnavais altaflorestense.
CARNAVAL DE HOJE
A partir de 1997 o carnaval de Alta Floresta seguia outros rumos, ou seja, as escolas se extinguiram e começou a ser realizado o Carnaval Popular em praças públicas aberto a toda população, nos moldes do que acontece em várias cidades brasileiras. Blocos continuaram sendo formados todos os anos, participando de competições. Surgiram os blocos Demoro, Ekitravados, Rasgação, Azaração , Morcegos, entre outros que aos poucos também foram sendo extintos, restando hoje apenas o bloco Ekitravados.
O carnaval de Alta Floresta sempre contou com o apoio da Administração Pública. Desde o ano de 2014, o município deixou de ter o carnaval popular por falta de incentivo, a administração a exemplo de outros municípios alegam falta de recurso e prioridade em investir na saúde e em outras áreas prioritárias
Em 2016 foi ventilado a possibilidade de acontecer o carnaval popular com o recurso de uma emenda parlamentar, no entanto, não se cconfirmou e a assessoria de comunicação da prefeitura emitiu uma nota comunicando que “não haverá o tradicional Carnaval de Rua em razão da crise vivenciada no país e da inexistência de recursos destinados a realização do evento”.
Para este ano o folião de Alta Floresta só tem uma opção, o Clube da Viola. Serão três noites, sexta-feira, sábado e segunda-feira. “Vamos trazer uma banda para tocar as 3 noites, fizemos uma parceria com o pessoal da cachaçaria que são meus parceiros de Ekitravados de longas datas”, disse o empresário Marcos Menin.
O empresário João Canhos, da cachaçaria, vai fazer somente no domingo a matinê para as crianças, a partir das 15 horas com distribuição gratuita de sorvetes e pipocas. Segundo ele a parceria com o Clube da Viola é para que essa tradição não se perca como já aconteceu com as escolas de samba. “Fizemos uma parceria com o Menin, senão não ia ter carnaval em lugar nenhum”, disse Canhos.
Para quem não gosta da folia pagã, a opção são os retiros espirituais proporcionados pela igrejas católica e evangélicas, a programação é bem dinamizada, haverá muita animação, louvor, oração, pregação, palestra, entre outros. Com certeza um momento de se aproximar ainda mais de Deus.

Chiquinho e Maria HelenaVocê sabia que um dos casais de mestre sala e porta bandeiras da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, “Chiquinho e Maria Helena”, estiveram em Alta Floresta no ano de 1996, para conhecer a cidade e tentar entender o sucesso do nosso carnaval? A Imperatriz Leopoldinense era a principal fornecedora de fantasias e ideias para a escola de samba Unidos da Floresta, presidida por Paulo Gaúcho.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top