Capa / Em Destaque / Proprietários dos animais abandonados devem responder na justiça

Proprietários dos animais abandonados devem responder na justiça

justi--aDionéia Martins

Na semana passada a Vigilância Sanitária recebeu uma denúncia de uma casa localizada no bairro Boa Esperança, de que tinha animais abandonado e morto. A Protaaf – Protetores de Animais de Alta Floresta também esteve presentes e acompanha o caso.
Uma vizinha não suportava mais o mau cheiro que exalava no animal morto e denunciou o caso em uma rádio local, e as vigilâncias Sanitária e Ambiental foram acionadas para solucionar o problema.
Quando a vigilância chegou ao local, os donos já tinham removido o animal morto, outro cachorro muito debilitado foi resgatado pela clínica parceira do Protaaf para tratamento.
Os donos haviam deixado os animais em casa sem água e sem comida, o que provavelmente causou a morte de um, o outro continua em tratamento na clínica com sinais de maus tratos. “O outro foi recolhido para clínica em tratamento, a suspeita de queimadura seja por óleo, por produtos químicos ou até por água quente”, frisou o Presidente do Protaaf, José Aparecido Souza.
Segundo a legislação o proprietário não terá mais direito a esse animal, que após a recuperação deverá ir para adoção. A lei prevê ainda que o custeio do tratamento deve ser de responsabilidade do proprietário do cachorro. “Porque conforme está previsto no código tributário municipal o proprietário é responsável pelo tratamento do animal no caso específico desse animal”, pontuou Aparecido.
A Vigilância Sanitária está esperando somente o laudo para confirmar a causa das feridas do animal, para acionar o Ministério Público e o proprietário responder na justiça pela morte e os maus tratos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top