Capa / Em Destaque / Unidades Básicas de Saúde trabalham em ritmo normal em AF

Unidades Básicas de Saúde trabalham em ritmo normal em AF

0122Com Assessoria PMAF

Desde o dia 04, todas as Unidades Básicas de Saúde retornaram com o atendimento normal. Com o recesso do final do ano, alguns médicos entraram de férias e o atendimento nas UBS foram intercalado para que a população não ficasse sem atendimento. Segundo a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Ligia Piton, 80% dos médicos já retornaram e estão atendendo nos PSFs.
Entretanto, a coordenadora explicou a situação dos atendimentos nas Unidades de Saúde da Zona Rural. Segundo ela, por enquanto, estão sem atendimentos em razão do trabalho temporário nas unidades urbanas. Ligia Piton, destacou ainda que a população da Zona Rural é atendida com prioridade em qualquer unidade de saúde do município.
O município de Alta Floresta possui 13 médicos com carga horária de 40 horas e cinco com de 20 horas, sendo que todos realizam atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. A fim de complementar os atendimentos, são destinados um total de 97 Agentes Comunitários de Saúde para os trabalhos de visitação às residências.
Com o novo Programa da Saúde que está sendo implantado no município, as Agentes Comunitárias farão um levantamento das famílias e dos indivíduos, realizando o recadastramento com o objetivo de fazer um trabalho abrangente e quantitativo para melhorar a qualidade dos atendimentos da população.
Por fim, a coordenadora Ligia Piton salienta que “na Atenção Básica estamos tentando atender a população como um todo mesmo com uma grande demanda, no entanto, na medida do possível o atendimento é feito no que cabe à atenção primária. Contudo, é bom relembrar as pessoas que somos portas de entrada, pois, não adianta vir um caso de alta complexidade para uma unidade de saúde, porque não temos suporte para este tipo de atendimento. O nosso trabalho é voltado para prevenção e promoção da saúde, já os casos mais graves de emergência e urgência são encaminhados ao Hospital Municipal Albert Sabin”. A coordenadora disse ainda que as pessoas devem procurar os serviços de saúde como prevenção, não deixando para última hora a fim de facilitar o êxito do tratamento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top