Capa / Em Destaque / Homenagens a parentes e amigos lota cemitério no dia de Finados

Homenagens a parentes e amigos lota cemitério no dia de Finados

GEDSC DIGITAL CAMERAMilhares de pessoas passaram ontem, 02,  pelo  cemitério Jardim da Saudade para prestar homenagem aos parentes e amigos nesta segunda feira de Finados. A missa campal  dentro do cemitério reuniu milhares de fiéis em Alta Floresta.

Os portões fora abertos às 6 horas da manhã e durante todo o dia a movimentação foi grande. Para evitar o tumulto e as aglomerações que geralmente acontecem no dia de Finados, parentes e amigos aproveitaram o domingo,01,  para homenagear seus mortos, como foi o caso da Expedita Siqueira. “Preferir vim no domingo, amanhã o tumulto é grande e hoje tá valendo do mesmo jeito a homenagem” disse a dona de casa que veio trazer flores para a mãe que está enterrada no cemitério e alguns amigos.

A visitação do cemitério movimentou também o comércio. Várias tendas foram aramadas na entrada do cemitério, outros improvisaram na carroceria do carro. O comércio de flores é atrativo e muitas pessoas acabam comprando alguma coisa na hora e muita gente aproveita o dia para lucrar com a venda. Vasos de floresta naturais, arranjos e coroas de flores artificias, velas, doces, picolés e garrafas de água, refrigerantes e até cerveja estava sendo comercializado.

Dentro do cemitério muitas pessoas espalhadas por todas as alamedas. Várias religiões aproveitam o dia para evangelizar, orar pelas pessoas e conscientizar. Cinco grupos do desbravadores de Alta Floresta, Paranaíta e Apiacás abordavam as pessoas distribuindo panfletos alertando  sobre a violência contra crianças e adolescentes.  Os espíritas aramaram uma tenda dentro do cemitério e ofereciam “passe” e palestras. Outras religiões também aproveitaram para orar pelas pessoas que permitiam.

A Igreja católica celebrou a missa às 8 horas no local de costume e reuniu uma multidão. A celebração especial para a data foi celebrada pelo pároco Isaias de Andrade.

GUARDA MUNICIPAL

Para garantir e coordenar o trânsito dois guardas municipais coordenavam o trânsito nas imediações do cemitério. Eles atuaram na fiscalização, controle da passagem dos veículos , atendimento ao público e coordenação do trânsito.

FISCALIZAÇÃO

A equipe de fiscalização tributária da prefeitura vistoriaram todos os vendedores ambulantes. Os vendedores que não tinham autorização para vender no local foram notificados e orientados para que no próximo ano procure o departamento com antecedência para recolher a taxa e assim trabalhar na legalidade.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top