Capa / Cidades / Paranaíta é destaque em Feira Estadual de Ciências, Escolas Tancredo Neves e Maria Quitéria foram premiadas

Paranaíta é destaque em Feira Estadual de Ciências, Escolas Tancredo Neves e Maria Quitéria foram premiadas

parisProf: Andréia Silveira

As Escolas Municipais do Assentamento São Pedro participaram, de 06 a 08 de outubro de 2015, da 2ª Feira Estadual de Ciências da Educação Básica em Cuiabá. Foram selecionados 43 projetos de 14 municípios, desses foram premiados os 20 melhores. Cada aluno recebeu 1 tablet e uma bolsa de iniciação científica para continuar desenvolvendo o projeto durante o período de um ano. Os professores orientadores também ganharam um tablet.

Paranaíta representou o município na feira com 5 projetos, sendo 3 do Assentamento São Pedro, assim representados: Escola M. Cristo Redentor, Projeto: Água que temos  (Orientadora: profª Maria Lombardo e aluna: Sthefany Camily), Escola E. São Pedro, Projeto: Piscicultura (orientadora: profª Rosimeire e aluna: Thainara Shaida), Escola M. Maria Quitéria em parceria com a Escola M. Tancredo A. Neves, Projeto: A importância da recuperação da mata ciliar no Assentamento São Pedro (orientadora: profª Andréia Aparecida da Silveira e aluna: Diana Cordeiro).

A Escola M. Maria Quitéria, em parceria com Tancredo A. Neves, ganhou em 3º lugar com o projeto: A importância da recuperação da mata ciliar no assentamento São Pedro. As escolas têm desenvolvido diversas ações para melhorar o meio ambiente, o projeto já foi apresentado em várias conferências ambientais e tem como objetivo sensibilizar e informar a população quanto à importância das matas ciliares em

“Fico muito orgulhoso com essa grande participação dos alunos do interior, isso mostra que as escolas do campo, mesmo diante das dificuldades estão fomentando a cultura crítica de produção de conhecimentos sistematizados no contexto escolar e consolidando-as em ações no ambiente em que vivem.” Afirma o organizador do evento Prof. Dr. Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba (SEDUC/UNEMAT).

Suas propriedades para recuperar e conservar os recursos hídricos e biodiversidade com sustentabilidade.Para a Professora Andréia Silveira a Feira Estadual proporcionou um momento significativo de aprendizagem, de iniciação à pesquisa científica júnior e proporcionou a compreensão do processo de construção do conhecimento científico. “Foram momentos marcantes e inesquecíveis de construção de conhecimento, de trocas de experiências e de lazer” Comenta Andréia.

O evento contou com exposição dos trabalhos finalistas da VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Exposição dos projetos da 2ª Feira Estadual de Ciências da Educação Básica (SEDUC); Experimentos científicos como Planetário Digital, lançamento de foguetes Asterp, robôs, telescópios; Exposições das instituições parceiras – UNEMAT, UFMT, IFMT, POLÍCIA MILITAR, SENAI; várias palestras, inclusive com o 1º Astronauta Brasileiro Marcos Pontes, e também com shows de cientistas que apresentam experiências nos programas da TV (SBT/Record) “Ciência em Show”.

“Meu agradecimento especial às pessoas que nos apoiaram e permitiram vivenciar essa experiência incrível, ao Prefeito Tony Rufatto pelo incentivo à Educação, Secretário de Educação, Assis Frizon, as supervisoras Délia e Cristiane e ao professor Isnaldo que cederam seu ambiente de trabalho e nos ajudaram a inscrever o projeto, pois o fato de não termos internet na nossa escola  não foi motivo para desistirmos de participar da feira; ao Subsecretário, Claudionor, à Diretora, Elizete Pimenta; à Coordenadora Silvanéia por seu apoio em todos os momentos; aos professores, funcionários e alunos da escola Tancredo, ao Mercado Silveira por ceder sua internet até hoje para os procedimentos necessários da feira; enfim, a todos os coordenadores, diretores, professores, funcionários, motoristas e alunos das escolas do campo do assentamento São Pedro; ao Sr. Marcos Drumond por ceder sua propriedade para desenvolvermos o projeto; ao grupo COM VIDA; às empresas CHTP e Walm; e à Sra. Suzana de J. C. Pereira por autorizar a sua filha Diana que não mediu esforços para representar brilhantemente o nosso município. O meu muito obrigada a todos.” Finaliza Andréia Silveira.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top