Capa / Cidades / Mato Grosso tem mais de 20 mil casos de dengue notificados

Mato Grosso tem mais de 20 mil casos de dengue notificados

DengueO estado de Mato Grosso já registrou 23.168 casos de dengue este ano. No mesmo período de 2014 foram 10.311 notificações, o que representa um aumento de quase 130%. Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios.

Entre os municípios com maior ocorrência de dengue, Sinop lidera o ranking com 3.242 casos notificados, seguido por Várzea Grande (1.938), Rondonópolis (1.869), Campo Novo do Parecis (1.127) e Primavera do Leste (1.035). A capital Cuiabá segue com 2.413 casos de dengue notificados até o momento.

Essas cidades também se destacam pela alta incidência registrada, com índices superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todos são 76 municípios em situações alarmantes. No Estado, a incidência é de 719 casos notificados a cada 100 mil habitantes.

“O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença. Isso previne tanto a ocorrência de dengue como de chikungunya e do zika vírus”, alerta a coordenadora de vigilância epidemiológica, Flávia Guimarães. Ela resalta que o Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas que 80% dos criadouros do mosquito estão nas casas das pessoas, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pela dengue, a SES orienta os municípios, principalmente os silenciosos e de maior incidência, a manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem montado também salas de situações nas regiões que apresentam maior número de notificações. O objetivo é discutir com os gestores e equipes municipais as estratégias de intervenção para o enfrentamento da dengue.

Chikungunya e Zika Vírus

Foram encaminhadas para análise ao MT Laboratório 407 amostras como diagnóstico diferencial para chikungunya. Destas, 110 tiveram resultado não reagente ou não detectável, 189 amostras encontram-se ainda em análise, 100 exames não foram realizados e oito aguardam triagem. Até o momento não foi confirmado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso. No entanto, dois casos “importados” de febre chikungunya foram notificados.

Em relação ao Zika Vírus, 301 amostras biológicas já foram encaminhadas para exames ao MT Laboratório para diagnóstico diferencial, destas 153 estão em análise, 103 exames não realizados ou descartadas por ausência de critérios clínicos epidemiológicos ou por estarem fora do prazo de coleta ideal, 20 aguardando triagem e 25 exames foram liberados sendo cinco positivos, dois de Rondonópolis, um de Tesouro, um de Cuiabá e um de Várzea Grande. (Assessoria SES-MT)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top