Capa / Cidades / Adiantem os relógios: Horário de Verão inicia-se no próximo sábado

Adiantem os relógios: Horário de Verão inicia-se no próximo sábado

horario_de_veraoNo próximo sábado (18) os moradores dos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, deveram à meia-noite adiantar os relógios em uma hora, pois se inicia a temporada 2015/2016 do horário de verão.

O objetivo do horário de verão é diminuir o consumo de energia elétrica, pois como o dia acaba, teoricamente, mais tarde, a necessidade de ligar a luz no fim da tarde, é menor. Por exemplo, no horário normal, ligaríamos as luzes perto das 18h30min no horário de verão, ligamos Às 19h30min ou 20h00min quando o sol já esta partindo, assim ganhamos uma hora a mais de luz solar e economizamos luz elétrica. O horário de verão se estende entre os meses de outubro e fevereiro, onde os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

De acordo com a assessoria de imprensa do ONS (Operador Nacional Do Sistema Elétrico), a estimativa de economia para o horário de verão 2015/2016 será divulgada nos próximos dias e não deve ser muito diferente do ano passado. Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top