Capa / Cidades / DIA DA ÁRVORE: Projeto iniciado a sete anos, no setor J, pode ser reativado pela CEJA

DIA DA ÁRVORE: Projeto iniciado a sete anos, no setor J, pode ser reativado pela CEJA

AmxI9GD2a6rMGXsq37H6dzKpd9urMZHHro_wDRDAk2dxOntem foi comemorado o dia da árvore. E para marcar a data, professores da escola CEJA, mostraram à nossa reportagem, os resultados de um projeto que tem como principal resultado, o incentivo aos alunos, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Trata-se de um projeto de reflorestamento desenvolvido no setor “J”.

O projeto consiste em estimular o plantio de arvores no âmbito urbano, tomando como base o reflorestamento às margens das ruas do setor “J”,  e teve inicio em 2008, com a participação de alunos da escola CEJA (antiga NEP). Alunos e professores , naquele ano, plantaram diversas mudas de arvores, que hoje já estão em porte médio. Segundo a professora de áreas humanas, Ana Marisa Moreira dos Santos, o projeto foi desenvolvido devido os benefícios que esse ato transmite para o meio ambiente, “primeiramente sensibilizar nossos alunos, e a comunidade escolar sobre a importância das árvore, pois vocês sabem que as árvores trazem muitos benefícios além do sombreamento, (o combate) a erosão pois a raiz da árvore segura a erosão, protege contra a velocidade dos ventos e também emite mais oxigênio, sequestra o gás carbônico”, explica Marisa.

Uma pesquisa revelou que uma arvore de 10 metros, emite 300 litros de água por dia. “vai muito além da estética, e um dos outros objetivos seria criar também uma cultura de preservação ambiental porque hoje o meio ambiente já esta ligado a garantia de sobrevivência da espécie humana na terra” emenda Marisa.

O projeto desenvolvido pela escola CEJA é multidisciplinar, já que envolve todas as áreas de conhecimento, “a questão ambiental ela transpassa por todas as áreas por ser um tema transversal ela esta presente em todas as áreas, principalmente na questão da língua portuguesa por pertencer a área da linguagem, os alunos além de perceber o ambiente eles podem estar transformando esta percepção em forma de texto, levar para seus familiares a importância do meio ambiente, porque a língua portuguesa ela esta presente em todo momento na nossa vida, nós somos seres comunicativos e então nós precisamos do ato da comunicação constantemente” relata a professora de linguagem e também idealizadora deste projeto, Meri Cristiane Magalhães Rocha.

O resultado do projeto segundo a professora de linguagem e engenheira florestal Elisabeth Emília Ribeiro Teixeira vai ser aproveitado melhor, a longo prazo,  “ela demora de 12 a 24 anos para ter um porte alto, isto demanda tempo, demanda cuidado, visando isto a importância do aluno  ter esta consciência, de que o futuro dele possa depender desta árvore, que a futura geração que vai aproveitar a sombra, a fauna e a flora que vai ser constante naquele espaço que vai ser plantado a árvore. Com esta visão, que a gente quer passar para o nosso aluno, a visão de plantar uma árvore e cuidar dela”, explica a educadora.

O sonho dos organizadores do projeto de plantio de árvores, é que outras instituições em Alta Floresta também encampem a ideia. “eu acho assim de suma importância sabe assim o modo de você dar uma olhada e olhar a falta desta arborização para a cidade, para que isto fique uma conscientização não só para nós enquanto professores do CEJA, mas para que outros professores de outras escolas venham dar continuidade, venham arborizar outras avenidas”, explica a professora de áreas humanas Patrícia Fanali Monaro.

Segundo as desenvolvedoras do projeto um fato que chamou a atenção é o da RUA MAIS BONITA DO MUNDO que se situa na cidade de Porto Alegre, onde a copas das arvores se ligam formando uma “floresta” dentro da cidade “a gente acabou visualizando esta foto e agente focou na questão de trazer isto mostrando para os alunos como que é tão simples um pequeno gesto, além de deixar sua cidade mais bonita o beneficio que se traz para a questão ambiental porque a única arvore, além de deixar linda e maravilhosa uma rua traz o beneficio da sombra, deixa mais fresco fora a produção de água que ela tem, pois uma única arvore de 10 metros produz 300 litros de água diariamente, então fazendo com que os alunos pensem desta forma cuidando, não é só porque é a rua do setor J, queremos que eles tragam esta ideia para dentro da sua casa” explica a professora e mestra em Biologia Angelita Benevenuti da Silva.

A nova etapa do projeto será desenvolvida em parceria com a secretaria de meio ambiente de Alta Floresta e deve se iniciar nos próximos dias

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top