Capa / Em Destaque / Por falta de transporte escolar, aluna sofre tentativa de estupro em Alta Floresta

Por falta de transporte escolar, aluna sofre tentativa de estupro em Alta Floresta

estupro1Por pouco, mais uma vez, a falta de transporte escolar não provoca mais uma tragédia em Alta Floresta. Novamente, a vítima, uma aluna da EE JVC Jrº, uma das escolas mais importantes da Cidade Alta. A jovem passou por momentos de muita tensão na ultima sexta-feira, 11 quando voltava a pé para a sua residência que fica localizada na Vila Rural. Ao perceber que estava sendo perseguida por um homem, a estudante saiu correndo e buscou abrigo em uma casa próxima, isso tudo em plena luz do dia, por volta das 12h00. O homem que a seguia chegou a ir na porta da casa do proprietário que a abrigou, sendo necessário uma medida mais enérgica por parte do morador.

A escola que a jovem estuda oferece um “novo modelo de ensino” que foi implantado em 2015, o “Inovador”, onde as aulas vão até as 12h00. O governo não se adequou quanto ao oferecimento do transporte escolar e uma das alternativas encontradas pelos responsáveis foi encaminhar os alunos que residem na zona rural para outras escolas. Por opção própria, alguns alunos preferiram ficar onde estavam, criando dessa forma, um enorme problema.

Já ocorreu – A escola já viveu uma tragédia esse ano pela falta de transporte escolar, onde um dos alunos, David Felipe, que residia na Vila Rural, chegou a perder a vida quando voltava de bicicleta para casa após a aula. O acidente aconteceu próximo a Igreja Bom Pastor e chocou colegas e toda comunidade.

Agora, foi a vez de uma aluna, que voltava para casa, também localizada na Vila Rural, a pé, quando percebeu que estava sendo seguida em um trecho isolado, empreendeu fuga e começou a passar mau, sendo necessário pedir abrigo em uma residência próxima.

De acordo com a menor, foram momentos de muito medo e de tensão, “fiquei com muito medo só pensava em correr dele e tive muita dificuldade, pois estava com a minha mochila escolar nas costas e isso foi me deixando nervosa, por pouco não desmaie”, disse.

Instantes depois a jovem fez contato com familiares para que fossem buscá-la, pois, o suspeito permaneceu nas imediações por muito tempo.

A situação, no entanto, está perto de ter um fim, em virtude até mesmo de uma solicitação do Grêmio Escolar do JVC, o GEDA, que em maio desse ano, cobrou do MP providências para que a lei nº 10.709/03, que trata do transporte escolar, fosse cumprida.

De acordo com informações, o MP notificou a Secretaria Municipal de Educação, que solicitou a assessoria pedagógica um parecer sobre a situação.

A assessoria pedagógica já fez um levantamento in loco e deverá, até o final de semana, opinar sobre a situação.

Uma das alternativas encontradas seria a utilização de passes coletivos para os alunos que residem naquela localidade e outra, a transferência de para escolas próximas ao local onde residem.

No entanto, não há transporte coletivo nesse horário e com relação a opção de uma outra escola, vale lembrar que o ensino médio inovador é uma oferta de ensino diferenciado proposto pelo poder público e aceito pelos alunos.

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top