Capa / Cidades / sem-terra tentam invadir fazenda, são contidos por moradores e ponte é interdita

sem-terra tentam invadir fazenda, são contidos por moradores e ponte é interdita

semmmDezenas de integrantes ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) tentaram invadir, esta tarde, uma propriedade rural no assentamento Poranga, em Vera (90 quilômetros de Sinop). A situação chegou a ficar tensa no local, após os atuais moradores da área, que deveria ser invadida, impedirem a passagem do comboio com as famílias. Uma ponte, localizada na estrada que dá acesso ao assentamento, foi obstruída com toras e máquinas agrícolas. A Polícia Civil foi chamada e acalmou os ânimos dos envolvidos.

De acordo com um investigador da Polícia Civil, os sem-terra alegam ter uma decisão judicial favorável para ocupar a propriedade, que já lhes teria sido cedida pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os assentados e fazendeiros, por outro lado, não aceitam a afirmação e se negam a deixar as famílias passarem, enquanto não houver mandato judicial. “A polícia foi chamada para gerenciar o conflito. Por enquanto, há uma trégua. Os sem-terra se comprometeram a buscar a ordem judicial”, explicou, ao Só Notícias, o investigador.

Para evitar a passagem das famílias, os moradores serraram as madeiras de sustentação da ponte, que deverá ficar interditada indefinidamente até uma reforma. A medida foi tomada pela própria polícia, que teme risco de desabamento caso o tráfego seja liberado. Com isso, para ter acesso ao assentamento, os motoristas estão tendo que percorrer um desvio com cerca de 30 quilômetros a mais.

Os sem-terra continuam acampados próximos ao assentamento.

sem

Fonte: Só noticia

 

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top