Capa / Economia / JBS Matupá – Trabalhadores dispensados fazem assembleia para “conhecerem direitos”

JBS Matupá – Trabalhadores dispensados fazem assembleia para “conhecerem direitos”

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo foi palco, no final da tarde de ontem,  de uma Assembleia conduzida pelo Sintracal –  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia, com a participação dos trabalhadores dispensados da planta de Matupá. Segundo o sindicato, 80% dos trabalhadores dispensados moram em Peixoto de Azevedo, razão pela qual a reunião foi feito na cidade, para facilitar o acesso aos interessados. “O sindicato convocou para esclarecimentos, e tomar conhecimento sobre os trabalhadores que porventura estão doentes, grávidas e outros impedimentos para empresa não demitir em contrariedade com a legislação”, explicou Navarro para a reportagem do O Diário.

Segundo o sindicalista, existem suspeitas de trabalhadores com brucelose na unidade, “estamos nesta semana ajuizando uma ação e pedindo uma liminar para que seja feito exame de brucelose em todos, pois o frigorífico mesmo tendo casos confirmados da doença não faz os exames no momento da demissão”, denunciou.

Para a assembleia desta tarde, foram convidados representantes da empresa, no sentido de facilitar o diálogo diretamente com os funcionários demitidos, no entanto, não houve o comparecimento.

O sindicato está oferecendo assistência judiciária gratuita aos trabalhadores, que arcará com os custas. “Não concordamos com essas demissões em massa, o governo acabou de assinar uma medida provisória que autoriza redução de jornada e salários, a JBS este mês fez uma aquisição bilionária nos EUA e está diminuindo sua operação no Brasil, porque?”, indaga, colocando em dúvida a política de investimentos da empresa. Para o sindicalista, a JBS estaria enxugando a atuação no Brasil, e centralizando o foco no mercado americano, deixando em operação no país apenas as plantas que dão mais lucro.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top