Capa / Agropecuária / Adjunto propõe parceria para cuidar de estradas através de associações, mas pra isso vai desguarnecer Consórcios

Adjunto propõe parceria para cuidar de estradas através de associações, mas pra isso vai desguarnecer Consórcios

O secretário adjunto de transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Rogério Ribeiro Arias esteve ontem em Alta Floresta e apresentou um “novo modelo” para cuidar das estradas Estaduais, onde repassará a responsabilidade a uma associação que até já foi criada com este único intuito. A apresentação se deu na sede do Sindicato Rural de Alta Floresta e, pela proposta, já está definido que a MT 325, que liga Alta Floresta à Pista do Cabeça, será a primeira a ser mexida. Na prática, o Estado mandará recursos diretamente para a associação, que utilizará as duas patrulhas mecanizadas que existem hoje e que estavam, uma à disposição do CDIVAT e outra para o Sindicato Rural de Alta Floresta. “A gente quer trazer todo mundo, mais os prefeitos pra juntos montarmos uma força tarefa e começar a cuidar melhor das nossas rodovias”, afirmou o secretário.

Segundo o secretário, a parceria entre Estado, prefeituras e associações ocorrerá com a cessão por parte do estado dos equipamentos, ajuda de custo para sua manutenção, que será definido entre 30 e 80 mil reais mensalmente e óleo diesel. “A distribuição destes equipamentos em outras gestões eram através de consórcios intermunicipais, com o advindo do Fethab agora estes municípios estão recebendo recursos e aí eu consigo pegar estes equipamentos que na verdade são da própria Sinfra e atuar em algumas estradas que pra gente é mais importante”, afirmou o secretário adjunto da Sinfra.

Só que a proposta acabou não agradando a todos os presentes,principalmente ao município de Paranaíta, que foi representado pelo secretário de Planejamento Osmar Moreira, que criticou o fato de que a associação foi discutida e concebida sem o conhecimento dos prefeitos, que são os maiores interessados na recuperação das estradas. “Os prefeitos, a associação mato-grossense dos municípios teriam que ter sido ouvido”, afirmou Moreira. “Chegou de surpresa pra nós essa decisão de tirarem os maquinários que sempre nos ajudou, nos apoiou e nos deu sustentação pra região, abrangendo os municípios do CDIVAT, que é Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Monte Verde e Carlinda, e nós não fomos ouvidos”, afirmou. O maquinário foi adquirido ainda na gestão do ex-governador Blairo Maggi e atendia aos interesses dos municípios conforme cronograma que era definido pelos prefeitos, depois de ouvirem as necessidades em seus municípios. A partir do novo modelo caberá à associação dar o direcionamento de onde os maquinários irão atuar.

A ideia não é ruim, segundo avaliou o produtor rural Clodoardo Melhado, morador do setor Sul, justamente o setor que será o primeiro beneficiado com a atuação das patrulhas no MT 325, no entanto, Melhado não entendeu o fato da “nova associação” ter sido criada, sendo que os produtores rurais já estão organizados e há 5 anos já mantem uma associação, a Lide , que representa todas as associações do setor sul, inclusive a Cooperativa Ouro Verde e, segundo disse, pode ter ampliado o seu quadro associativo com integrantes dos outros municípios. “Nós já temos falado com o Governo do Estado há uns dois meses, pra saber um posicionamento e depois sentar e discutir perante toda a sociedade, prefeitos e comunidade, porque, neste setor, se toda a população está envolvida, então nós temos que ouvir a populaçãoe a nossa ideia era ouvir o secretário e levar para a população”, afirmou.

Segundo Clodoardo Melhado, quem mais sabe dos problemas das estradas são justamente os moradores. “Nós temos estradas que estão impedidas, se nós pegássemos esses maquinários para a MT 325, de repente ela teria que fazer primeiro a MT 010 que estáparada, que nem aluno vai na escola”, afirmou, que disse ter estranhado porque já havia uma conversação com o Governo do Estado de que a Associação Lider iria tocar o projeto. “Aí eles fizeram, na verdade estão fazendo ainda uma associação, sendo que nós temos uma aqui e que ela abrange outras associações e cooperativa”.

Para o produtor Moisés Prado dos Santos, um dos representantes da “nova associação”, a Associação dos Produtores do Vale do Teles Pires, o “foco principal” será a MT 325, em princípio, mas na sequência da atuação, a recuperação será destinada a todos os municípios que compreenderão a área de atuação da associação, justamente aqueles compõem a regional do CDIVAT. “É uma questão regional, que na sequencia será destinada para todos os municípios, é um plano piloto”, disse Moisés afirmando que a associação terá integrantes de todos os municípios da região. “Todos os presidente dos sindicatos regionais fazem parte desta associação”. Quanto às criticas pela associação ter sido criada sem a participação das prefeituras, Prado foi taxativo, “isso é uma questão política, as pessoas que criticaram não estavam a par e talvez quando participar das ações do governo, como o setor produtivo saiu na frente, correu atrás e chamou pra nós a responsabilidade, que somos nós que sofremos mais, talvez criou uma ciumeira, mas tudo bem”, afirmou.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top