Capa / Em Destaque / Riva é internado às pressas e audiência sobre desvios na AL é adiada

Riva é internado às pressas e audiência sobre desvios na AL é adiada

riva-positivo.jpg

 O ex-deputado estadual José Riva (PSD) foi internado com problemas de saúde. Por conta disso, a audiência de instrução que estava marcada para a tarde desta terça-feira foi remarcada para o dia 29 de setembro.

De acordo com as informações, o ex-deputado foi internado com fortes dores abdominais. Os médicos acreditam que o problema trata-se de uma cólica renal.

Hoje, estavam previstos depoimentos de testemunhas de defesa e acusação referente a desdobramentos da “Operação Arca de Noé” e também de um esquema que teria desviado cerca de R$ 2 milhões da Assembleia. Além de Riva, figura como réu no processo, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo. Ambos são réus pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

No primeiro processo, Riva foi acusado de emitir 43 cheques a empresas fantasmas para simular operações na Assembleia Legislativa. Os valores foram trocados nas factorings do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

Na época, Riva e Bosaipo se revezavam nas funções de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Já a segunda ação, que tinha audiência marcada para as 15h30, diz respeito a operação da Assembleia Legislativa com a empresa Ed-Maluco Reparos e Serviços. Segundo a denúncia do Ministério Público, a empresa forjou operações de R$ 1,976 milhão com intuito de repassar parte dos recursos ao ex-presidente da Assembleia.

O processo contra Riva e Bosaipo esteve praticamente “paralisado” nos últimos anos. Inicialmente, ele foi remetido ao Tribunal de Justiça por conta do foro privilegiado do ex-deputado e de Bosaipo, que à época ocupava cadeira na Assembleia Legislativa. Posteriormente, o processo foi remetido ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) já que Bosaipo passou ao cargo de conselheiro do TCE. Agora, com ambos sem prerrogativa de foro, o processo retornou a primeira instância.

Fonte: Folha Max

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top