Capa / Em Destaque / Sema implanta descentralização começando por Alta Floresta.

Sema implanta descentralização começando por Alta Floresta.

Prefeito Asiel parabeniza governo pela descentralização da SemaO vice-governador de Mato Grosso Carlos Fávaro, acompanhado de deputados estaduais, prefeitos da região, e da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, reuniu-se na manhã desta quarta-feira 01, com representantes do setor madeireiro de Alta Floresta e região, no Plenário da Câmara dos Vereadores para promover a implantação do setor de base florestal da Sema em Alta Floresta. A partir de agora, a unidade tem autonomia para liberação dos projetos de manejo florestal. Até então, era necessário que os madeireiros se deslocassemà sede da Sema em Cuiabá para pleitear liberação de licenciamento ambiental.

Alta Floresta é o primeiro município matogrossense a ser descentralizado de Cuiabá, com a intenção de melhorias nos serviços prestados e desconcentraçãodo trabalho que hoje estão acumulados. A ação visa diminuir o tempo de espera e agradar o usuário motivos que levaram a descentralização dos serviços.

A unidadeda SEMA no municípioestá sendo reestruturada, com investimentos tecnológicos e de estruturação física para poder contemplar essas novas atribuições de Alta Floresta. No quadro de funcionários da Sema (a nivel estadual) houve mudanças de 12 para 31 técnicos para tratar dos projetos de base florestal, onde a SEMA de Alta Florestacontará com mais 5 técnicos efetivos para atender a região no processo de manejo.

Segundo o prefeito de Paranaíta Antônio Domingo Rufatto, descentralizando Alta Floresta toda região irá ganhar “é uma das coisas mais importantes que tem acontecido em toda história de Alta Floresta e região, não só Alta Floreta, mas também nós municípios vizinhos vamos ganhar com isso, pois sair daqui para ir para Cuiabá tem custo muito alto”, disse o prefeito.

Números do manejo 

Segundo dados do governo, de janeiro a junho deste ano, a Sema aprovou 51 Planos de Manejo Florestal (PMFS) e 19 Planos de Exploração Florestal (PEF). O passivo do sistema CC-Sema compreende 360 processos, entre cadastro, checklist e SAC e renovação, sendo este último maior demanda.

Os 10 municípios com maior volume de madeira de PMFS são: Aripuanã, Colniza, Feliz Natal, Juara, Juína, Nova Maringá, Apiacás, Nova Monte Verde, Rondolândia e Nova Bandeirantes. Já em PEFs compreendem: Feliz Natal, Colniza, União do Sul, Aripuanã, Santa Carmem, Nova Maringá, Nova Bandeirantes, Juara, Tapurah e Apiacás. Entre as espécies com maior volume disponível estão: cedrinho, garapeira, cambará, morcegueira, champanhe/cumaru, jatobá, itaúba e caucho.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top