Capa / Educação / Educação em Alta Floresta clama por socorro

Educação em Alta Floresta clama por socorro

arquivos_252_conteudo_posts_209143_jpg_280_280_1_0__jpgEnquanto o governador Pedro Taques anunciou investimentos na ordem de R$ 43,9 milhões na educação de Sinop, o municipio de Alta Floresta clama socorro para que as escolas estaduais não fechem as portas por falta de material pedagógio e de apoio.

Nesse ano de 2015 apenas um repasse foi feito as escolas estaduais do municipio, repasse esse do PDE (plano de desenvolvimento escolar), onde o valor repassado é insuficiente para administrar uma escola por 5 meses. O PDDE é utilizado para compra de materiais de limpeza e outras necessidades básicas para manutenção das unidades escolares. De acordo com informações, o valor do PDE repassado não ultrapassa os R$33 mil reais.

Já o PDDE, Programa Dinheiro Direto na Escola, criado em 1995 e que tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, ainda não teve nenhum repasse esse ano. O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

Outro programa que corre o risco de paralizar nas escolas estaduais é o Projeto Mais Educação, que ainda não recebeu nenhuma verba em 2015. Algumas escolas estaduais estão tocando o projeto com recursos do ano passado. Caso essa situação não se normalize o quanto antes, dezenas de crianças deixarão de ser atendidas nas escolas publicas.

Educação sofre com o calor

Não bastasse isso, algumas escolas públicas de Alta Floresta ainda tem que se deparar com o descaso da Rede Cemat que hoje faz parte do Grupo Energisa. O órgão responsável pela parte elétrica no estado de Mato Grosso, se recusa a ligar os ares condicionados de algumas escolas publicas. Na Escola Estadual Jayme Verissimo de Campos Junior, todo sistema elétrico dos ares condicionados já esta interligado com a rede principal, faltando apenas a ligação do transformador por parte da Energisa. De acordo com a direção da escola, tudo que foi exigido foi cumprido, agora é só esperar. Vale lembrar que essa espera, já dura anos.

A situação esta chegando ao extremo, já que alguns ventiladores estão queimados, a escola esta sem recursos financeiros para arrumar os mesmos e os alunos estão estudando em um clima que no período da tarde uçtrapassa dos 35º graus.

fonte: Mt esportes

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top