Capa / Cidades / MPT intermedeia acordo e empreendedores vão viabilizar retorno à trabalhadores

MPT intermedeia acordo e empreendedores vão viabilizar retorno à trabalhadores

Uma assembleia, ontem pela manhã na sede da prefeitura de Paranaíta, conduzida pelo Ministério Público do Trabalho, a pedido do Executivo Municipal, selou um acordo entre a Constran UCT e Usina São Manoel e cerca de 180 trabalhadores poderão retornar às suas cidades de origem. Os trabalhadores estão em Paranaíta à espera de uma vaga no empreendimento, porém, nos próximos dois meses a usina não fará contratações em razão do período de chuvas, junte-se a isso o fato apurado pelo MPT de que a maioria veio à região “por conta”, inviabilizaria, num primeiro plano, uma ação trabalhista contra o empreendimento. No entanto, segundo o Procurador do MPT, Dr Marcel Bianchini Trentin, a empresa tem responsabilidade com relação ao impacto social no município. “Quando existe uma convocação, aí a empresa, com certeza é responsável desde o momento em que eles saem de lá, todo o transporte, toda a moradia aqui, alimentação, esta é uma situação, a outra situação é quando vem por conta e acabam por não serem contratados. Acredito eu que existe uma responsabilidade da empresa mesmo assim, até pelo impacto social que gera  essas obras de grande porte, por isso que o MP está estudando medidas pra serem tomadas também nestes casos, conceder transporte de volta é uma das medidas nestes casos, mesmo quem não foi chamado, eles estarão custeando este retorno”, afirmou o Procurador do MPT.

Após a reunião na sede da prefeitura, Dr Marcel Trentin e a Procuradora Jéssica Marcela Schneider, fizeram “entrevistas” com diversos trabalhadores com o fito de identificar a origem e a maneira como chegaram à região. Viabilizar o retorno dos trabalhadores é o primeiro passo, mas na sequência, o MPT irá convocar os representantes da Constran UCT e da São Manoel para uma reunião de onde serão viabilizadas ações para que não venham a ocorrer problemas como o observado neste final de semana, onde trabalhadores acusam terem sido “despejados”, de seus alojamentos, necessitando até mesmo a intervenção do Executivo municipal de Paranaíta. Dr Marcel salientou o fato de que a prefeitura tomou a decisão correta ao comunicar órgãos como MPE, MPT e OAB para que intervisse em favor dos trabalhadores. “Esse papel que o município fez, preencheu a expectativa”, afirmou o procurador.

Além dos procuradores do MPT, tomaram parte da assembleia, os trabalhadores, o prefeito Tony Rufatto, Secretário de Administração Osmar Moreira, diretores da São Manoel e Constran UCT, membros do Legislativo e o comando Regional da Polícia Militar, que foi até Paranaíta para garantir a segurança no local.  “A gente trouxe um efetivo pra cá pra não deixar acontecer alguma ação, de repente alguém queira depredar algum patrimônio, a gente está com um efetivo um pouco mais reforçado pra gente garantir a integridade da população de Paranaíta de uma maneira geral inclusive dos próprios manifestantes”, disse o comandante Regional, Coronel Antonio Ribeiro,. O reforço a que se referiu o comandante da Polícia Militar é de  22 homens, incluídos dois grupos da Força Tática de Alta Floresta e de Sinop.

paranaita (5) paranaita (6) paranaita (7) paranaita (10) paranaita (11) paranaita (12) paranaita (15) paranaita (19) paranaita (20) paranaita (22) paranaita (24) paranaita (25) paranaita (29) procurador do trabalho (1) procurador do trabalho (2) procurador do trabalho (8)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top