Capa / Cidades / Semana do doador é lançado

Semana do doador é lançado

doação de sangue (1)

Começou ontem a semana do doador de Sangue no Banco de Sangue de Alta Floresta. A campanha vai até o dia 29 sábado onde visa arrecadar muitas bolsas de sangue para suprir o estoque do Banco de Sangue que está baixo. A campanha nacional de incentivo à doação de sangue tem como lema Essa corrente precisa de você. Doe sangue! Então, que tal fazer a sua parte? Aproveite durante toda essa semana para fazer sua Doação de Sangue! A doação é segura e leva cerca de 30 minutos, e pode salvar muita gente.

A biomédica Luana Battirola falou sobre a campanha que começou ontem, 25. “Muitas pessoas estão vindo fazer suas doações, mas precisamos de muitos mais, o estoque hoje do banco de sangue está baixo e gostaria de pedir a vocês doadores, para virem fazer sua doação, pois com a sua ajuda poderemos salvar uma vida”, disse a Biomédica Luana Battirola.

Para você que quer ser um doador tem que estar se sentido bem, com saúde; Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; Jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos podem doar sangue. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Ter peso acima de 50Kg.

Recomendações para o dia da doação: Nunca vá doar sangue em jejum; Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar? Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; Mulheres grávidas ou amamentando; Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; Usuários de drogas; Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O doador recebe um lanche após a doação de sangue, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.

Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue é preciso fazer uma transfusão para repor o sangue que foi perdido. É Também utilizado em cirurgias muito longas, para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Algumas doenças como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.

A reportagem do O Diário conversou com duas doadoras que já são frequentes, sempre que podem fazem doação ao banco de sangue. Maria Ferreira, 30 anos, acadêmica da Unemat, e também a Jaqueline Miranda 23 anos, que mostraram seu lado solidário fazendo a doação de sangue, Jaqueline já doa desde 2011.

José Ronaldo/O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top