Capa / Cidades / Professor Tobias lança 24º Livro e resgata histórias boas e períodos de perseguição contra a “Uniflor”

Professor Tobias lança 24º Livro e resgata histórias boas e períodos de perseguição contra a “Uniflor”

O diretor das faculdades de Alta Floresta (antiga Uniflor), Dr José Antonio Tobias, fez o lançamento, na noite de quinta-feira, 18, do  livro “Faculdades na Amazônia”, que conta a história da “Uniflor” desde a sua implantação em Alta Floresta. O livro registra alguns fatos históricos, como o início das atividades, passando pela desconfiança até mesmo no seio familiar, de que seria mesmo possível implantar cursos superiores em plena Floresta Amazônica, e também registra alguns momentos de perseguição sofridos pela instituição no período em que a ex-prefeita Maria Izaura comandava o município. O escritor dedica várias páginas para destacar as artimanhas utilizadas pela ex-prefeita para tentar reaver a área que fora doada para a instituição. O Promotor de Justiça da época, Marcelo Vacchiano também é apontado como uma espécie de inimigo da Uniflor. Professor Tobias relata até mesmo a ameaça que teve de prisão, que teria sido ordenada, segundo o que registra na obra, pelo promotor de justiça que hoje está em Rondonópolis.

O lançamento do livro foi acompanhado por professores, advogados, acadêmicos e ex-acadêmicos , além do prefeito Asiel Bezerra que chegou após o início da cerimonia, mas foi representado na mesa de autoridades pela secretária Lenita Kroker.

Quando fez uso da palavra aos presentes, o professor Tobias revelou que o livro é uma espécie de homenagem à sua família, aos mais de 3 mil acadêmicos que já se formaram através dos cursos da Uniflor, ao corpo docente e técnico  e também à população de Alta Floresta como um todo, como forma de registrar as vitórias e sofrimentos da faculdade desde sua implantação.  “Os senhores é que fizeram isso aqui, isso é fruto de todos nós”, disse o autor.

A secretária de Educação de Alta Floresta, Lenita Kroker, fez elogios à atuação das faculdades no sentido de que o ensino superior fomenta o crescimento não apenas de Alta Floresta mas de toda a região ao formar jovens com ensino superior de qualidade, já que, depois da Uniflor, não houve mais necessidade de nossos jovens saírem de Alta Floresta em busca de ensino. “Se você ler o livro, realmente a gente se sente como parte do livro, porque conta história desde a época que o Doutor chegou em Alta Floresta e retrata toda a parte politica, o histórico da faculdade, é muito interessante o livro”, atestou.

Dentre os parceiros das faculdades, alguns estão desde o início dos trabalhos, é o caso do professor Bruno Luiz Polizer, que está há 18 anos com o professor Tobias. Bruno classifica o professor Tobias como um “segundo pai”, e qualifica a importância das faculdades para Alta Floresta. “O numero de jovens que se formaram, que hoje são dirigentes de tantas organizações nesta região, de tantas empresa, de tantos serviços públicos, eu acho que ele trouxe a melhor coisa que poderia acontecer”, disse o professor para em seguida elogiar  a jovialidade do professor Tobias que aos 86 anos de vida ainda tem pique para escrever livros. “Meu pai tem a mesma idade dele, e a mesma jovialidade que ele tem, eu gostaria de descobrir o que estes dois homens tem pra mim poder chegar lá”, brinca.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top