A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realiza neste sábado (17), a partir das 8 h, o ‘Acrimat em Ação 2014’ em Alta Floresta. O evento traz aos produtores da região informações sobre pecuária de corte no Estado e como melhorar os resultados das propriedades. Este é o maior programa da pecuária em Mato Grosso e percorre 30 municípios polos da produção. O encontro será realizado no Centro de Eventos Gold.
Este ano o projeto leva até aos pecuaristas a palestra ‘Eficiência produtiva e econômica na bovinocultura de corte a pasto’, do especialista José Renato Gonçalves, a fim de debater as técnicas que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade e renda dentro das propriedades.
O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, explica que o ‘Acrimat em Ação’ é atualmente um dos mais importantes projetos voltados para a cadeia da carne porque preza pela capacitação dos pecuaristas por meio da informação. “Esta ação vai ao encontro de quem está no campo para fornecer informações técnicas de qualidade. É uma ferramenta para democratizar o conhecimento e assim ajudar a fomentar e desenvolver a pecuária de corte”.
Além de levar informações técnicas de qualidade até os produtores, o ‘Acrimat em Ação’ também coleta dados sobre cada região produtora, sobre as demandas para o desenvolvimento da cadeia e envia aos órgãos competentes sugestões para melhorar a infraestrutura em todo o Estado.
Sobre a palestra, este ano o Acrimat em Ação reformulou sua metodologia e oferece aos pecuaristas uma única apresentação técnica, porém mais aprofundada e que aborda os principais aspectos da produção de bovinos. O engenheiro agrônomo José Renato Gonçalves apresenta o estudo da Fazenda Figueira, que há 14 anos realiza pesquisa sobre como melhorar os resultados produtivos e econômicos por meio do manejo adequado, cuidados com os animais e aproveitamento do pasto.
Rotas
A Rota 04 visita o Norte do Estado durante os dias 13 e 23 de maio, tendo início no município de Cotriguaçú (13), Nova Monte Verde (14), Apiacás (15), Alta Floresta (17), Guarantã do Norte (18), Marcelândia (20), Sinop (21), São José do Rio Claro e o encerramento acontece em Cuiabá, no dia 26 de maio.
Serão mais de 10 mil quilômetros percorridos e o público estimado é de 4,5 mil pecuaristas. Nas três edições anteriores, o Acrimat em Ação atingiu 8,5 mil pecuaristas de forma direta e as estimativas são de que o conteúdo tenha alcançado pelo menos o triplo deste número, uma vez que as informações depois são compartilhadas entre os produtores de cada região.
Parceria
Para realizar o ‘Acrimat em Ação 2014’, a Acrimat contou com a parceria de empresas que acreditam no projeto e na atividade como fonte de renda, oportunidade de emprego e produção de alimentos para o mundo. São elas Dow Agroscience; JBS; BVRio e Trescinco e Ariel.