Capa / Em Destaque / Procissão e Missa abrem Semana Santa em Alta Floresta

Procissão e Missa abrem Semana Santa em Alta Floresta

ProcissãoO Domingo de Ramos abre a Semana Santa em todo o mundo. Em Alta Floresta milhares de pessoas participaram da procissão saindo do Fórum até a Igreja Matriz. Antes da saída a tradicional benção dos ramos foi dada pelo Pároco Izaías Júnior de Andrade, no trajeto, os fiéis entoaram cantos acenando com os ramos e momentos de reflexão.

Durante o trajeto, jovens da comunidade católica simularam estarem acorrentados, uma das situações vividas pelas vítimas de tráfico principalmente a de órgãos. Nas camisetas, imagens de órgãos que geralmente são mais procurados pelos traficantes de órgãos, como os rins.

A missa da manhã era o único momento em que os ramos seriam abençoados. A paróquia de Santa Cruz ficou pequena para a multidão de fiéis que comparecerem para a santa missa. A celebração recordava a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém e chama a atenção para a caridade “Jesus Cristo entrou em Jerusalém e foi acolhido pelos pobres, pelos lavradores, por onde Jesus passou  fazia o bem, Jesus ressuscitou Lazaro, curou as pessoas, e o povo ficava encantado com as atitudes de Jesus” disse Padre Izaías de Andrade.

A celebração de Domingo de Ramos é memorativa a entrada de Jesus em Jerusalém, cidade onde passou os seus últimos dias na terra.

O tema da campanha da fraternidade deste ano “Fraternidade e Tráfico Humano é para a liberdade que Cristo nos libertou”, chama a atenção para esta realidade no mundo. O Brasil está entre os dez países com mais vitimas do tráfico de pessoas, a campanha procura lembrar que existe muitas formas de escravidão e o tráfico é uma delas “o tráfico humano ele é muito cruel porque às vezes ele fica muito escondido, ele é amedrontador as pessoas tem medo” frisa padre Izaías de Andrade, alertando para a necessidade de está alerta aos sinais do tráfico humano, principalmente neste ano de Copa do Mundo, onde pessoas de vários países estarão no Brasil para assistir os jogos da Copa “Infelizmente muitas empresas de turismo internacional vendem o turismo internacional incluindo o turismo sexual, a exploração de menores, então a igreja levanta a sua voz de alerta pedindo a todos os cristãos que abramos os olhos e os ouvidos a esta realidade de sofrimento e defendamos as pessoas que são vitimas e às vezes não tem força para sair desta situação”, completou o pároco.

Os ramos abençoados durante a celebração são levados para casa como símbolo de proteção, no próximo ano estes ramos são queimados e transformados em cinzas para ser usado na quarta feira de cinzas, primeiro dia da quaresma.

(Com Altair Nery)

Fonte: Dionéia Martins/da Redação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top