Capa / Em Destaque / Eleitores tem até 7 de maio para regularizar situação junto a Justiça Eleitoral

Eleitores tem até 7 de maio para regularizar situação junto a Justiça Eleitoral

matéria justiça eleitoralFonte: O Diário

O eleitor deve ficar atento às datas importantes que antecedem as eleições de 2014. No dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições, termina o prazo para requerer a inscrição ou pedir a transferência de domicílio.
Segundo Alex Arruda, chefe do cartório da 24ª zona eleitoral que compreende Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta, nestes três municípios 4.077 títulos foram cancelados. Alta Floresta tem o maior número de eleitores em débito com a justiça eleitoral. O número de títulos cancelados é 2.227, Carlinda vem em segundo lugar com 1.073 e Paranaíta com 777 títulos cancelados.
Para requerer o título de eleitor, é necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos, deverão apresentar o certificado de quitação do serviço militar obrigatório. Os que completaram 18 anos e que ainda dispõem do prazo para realizar o alistamento militar não precisam apresentar o certificado.
“O cidadão que não regularizar a sua situação vai enfrentar problemas como, por exemplo, não conseguirá fazer matrículas, passaporte, enfim, e não poderá participar de algumas ações sociais, então o eleitor tem que ficar atento porque o prazo é somente até 7 de maio”, explica Alex Arruda.
Transferência – No dia 7 de maio, também termina o prazo para solicitação de transferência do título eleitoral, nos casos em que o eleitor alterar seu endereço para outro município, Estado ou país. O pedido de transferência deverá ser encaminhado acompanhado de documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Os interessados devem comparecer ao cartório eleitoral próximo de sua residência para executar o processo. No caso de mudança para outro país, o eleitor deve procurar a representação diplomática brasileira.
Para efeito de transferência, o eleitor também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Atualmente a 24ª Zona Eleitora conta com poucos mais de 52 mil eleitores, mas esse número deve aumentar até o dia 5 de maio, data limite para a confecção dos novos títulos de eleitores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top