Capa / Economia / PROCON de Alta Floresta divulga orientações para quem for adquirir pacotes turísticos

PROCON de Alta Floresta divulga orientações para quem for adquirir pacotes turísticos

turismoCom a chegada das festas de final de ano e as férias escolares, muitas famílias já começam a planejar as viagens. Para economizar tempo e dinheiro, os consumidores recorrem à internet. O que poucos sabem é que, por trás das aparentes facilidades do mundo virtual, também há grandes riscos.

Especialistas afirmam que a melhor maneira de evitar transtornos é tratar a viagem como um projeto, que exigirá planejamento, pesquisa e, sobretudo, economia.

Para ajudar nesta tarefa, A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lançou a cartilha “Viaje com Segurança”, com 10 dicas para o consumidor fugir dos contratempos na hora de optar por compras de serviços turísticos pela internet.

Confira abaixo as dicas:

1. Consulte amigos e faça uma pesquisa pela internet sobre a empresa.

2. Verifique se a empresa faz parte de alguma entidade de classe e cheque o Cadastur (cadastro das empresas habilitadas a atuar como agências de viagem).

3. Desconfie de oferta de passagens aéreas a preços muito abaixo de mercado.

4. Ao efetuar uma reserva, verifique as taxas extras que podem aparecer somente no momento do pagamento.

5. Guarde todos os comprovantes. Assim, você poderá cobrar da empresa contratada caso não cumpra com todos os serviços prometidos no ato da compra.

6. Nas compras de pacotes de turismo prestado por empresas estrangeiras, fique atento a cotação do dólar, pois é cobrado 6,38% de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e há o risco de a cotação da moeda estar mais alta na data de vencimento da fatura do cartão.

7. Você tem até 7 dias para desistir da compra e ter o valor total da compra devolvido (válido somente para empresas com sede no Brasil).

8. Dê preferência a empresas nacionais, pois pode ser mais difícil para o consumidor obter assistência das empresas internacionais caso precise fazer alguma alteração no serviço contratado.

9. Atente-se às coberturas previstas em contrato, bem como os valores assegurados. Para evitar contratempos, contrate um cartão de assistência de viagem. Uma boa opção é o cartão de débito pré-carregável (também chamado pré-pago), onde é possível comprar “créditos” na moeda do país de destino no valor que pretende gastar.

10. Consulte um agente de viagem para auxiliá-lo na escolha do melhor pacote turístico.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top