Capa / Em Destaque / Balde Cheio: curso ensina técnicas para fortalecimento da Bacia Leiteira

Balde Cheio: curso ensina técnicas para fortalecimento da Bacia Leiteira

SONY DSCTécnicos do Programa Balde Cheio participaram, nos dias 25 e 26 de novembro, de uma oficina de treinamento que permitirá aplicar na prática os conceitos do programa. O Balde Cheio é uma parceria entre a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as prefeituras municipais de Alta Floresta e Paranaíta. O programa oferece assistência técnica gratuita para 40 famílias de pequenos produtores de leite da região.
A capacitação teve como temas a elaboração de dietas para os rebanhos leiteiros, adubação e manejo da pastagem, gerenciamento de propriedades leiteiras e análise dos índices de gestão.
De acordo com o consultor do Sebrae, Fernando de Oliveira,  o maior desafio dos técnicos é transformar pequenas propriedades rurais em empresas rentáveis.  Segundo o profissional, o estado de Mato Grosso possui cerca de 30 mil propriedades leiteiras, com média de produção diária de 90 litros de leite. “O objetivo do programa é mostrar que é possível aumentar essa produção em pequenas áreas. Hoje, temos propriedades no Brasil que conseguem produzir diariamente em torno de 100 litros leite por hectare. Poucas atividades são tão rentáveis para o produtor como a produção de leite”, destacou o consultor.
O Programa Balde Cheio teve inicio em 2013 e tem um cronograma com atividades de implantação e efetivação de quatro anos. Para receber assistência técnica gratuita, o produtor deve realizar todas as atividades estabelecidas no planejamento, de acordo com cada propriedade. Nesse período o produtor recebe assistência técnica sobre a correção de solo, os cuidados com a pastagem, dicas sobre o manejo do rebanho e orientações sobre a ordenha e a qualidade do leite. É necessário que o produtor preencha as planilhas de controle econômico (receita, despesa e leite vendido), controle zootécnico (parição, cobertura, pesagem do leite, pesagem de fêmeas em crescimento – bezerras e novilhas) e climáticas (temperatura e pluviometria).
O técnico veterinário, Sérgio Pereira, atende 11 propriedades em Paranaíta e constata que os cursos de capacitação são importantes para atualizar o conhecimentoe alinhar  a metodologia de trabalho com os produtores. “Há resistência no preenchimento das planilhas, mas os produtores que seguem a proposta já estão sentindo a diferença, o que gera mais segurança na produção”, disse o técnico.
Segundo o gerente de Socioeconomia da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Alysson Miranda, o projeto foi implantado nos municípios de Alta Floresta e Paranaíta para desenvolver a bacia leiteira e gerar fonte de emprego e renda para famílias de pequenos produtores rurais, por meio de aplicação de sistemas de gerenciamento, organização, assistência técnica e aplicação de novas tecnologias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top