Capa / Cidades / Novembro Azul: Caminhada alerta homens sobre riscos do Câncer de Próstata e Diabetes

Novembro Azul: Caminhada alerta homens sobre riscos do Câncer de Próstata e Diabetes

SONY DSCCerca de mil pessoas em Alta Floresta participaram da Caminhada pela Saúde alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A atividade faz parte da programação da Campanha Novembro Azul que visa despertar atitudes de prevenção relacionadas à saúde do homem. Os participantes saíram da escola Jayme Veríssimo de Campos Júnior e percorreram as avenidas Robson Silva, no bairro Bom Pastor, e Amazonas, na Cidade Alta.
O evento foi promovido por meio da parceria entre a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, as Escolas Estaduais Rui Barbosa e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, do Ministério Público do Trabalho e Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O objetivo foi alertar os homens do município sobre a importância dos exames preventivos de câncer de próstata e outras doenças.
Segundo dados do Ministério da Saúde, existem atualmente mais de 246 milhões de pessoas em todo o mundo com Diabetes. A doença pode causar complicações cardiovasculares, cegueira, amputações e até a morte. O coordenador de Saúde da Gerência de Socioeconomia da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho, alerta a população masculina também para os riscos de um diagnóstico tardio do Câncer de Próstata. “É uma doença que pode atingir 90% de cura se for diagnosticada precocemente, pesquisas apontam que os homens vivem aproximadamente sete anos a menos do que as mulheres, porque não buscam atendimento médico correto. A previsão é que um a cada 36 homens com câncer de próstata morrerá vítima da doença, caso não procurem um diagnóstico rápido”, alertou o coordenador.
Durante todo o mês serão realizados atendimentos médicos, exames, oficinas e palestras educativas voltadas às principais doenças que atingem a classe masculina. A assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Rocha , informa que algumas unidades de saúde também ficarão abertas no período noturno para atendimento dos Homens. “Infelizmente temos muitos casos de Diabetes e Câncer de Próstata no município. Os homens devem procurar as unidades básicas de saúde para consultas e exames, porque algumas doenças quando descobertas no inicio tem grandes chances de cura”, explicou a profissional.
A Companhia Hidrelétrica também apoiou a Campanha Novembro Azul com a realização de palestra sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”, realizada durante o 1º Workshop do Homem, que aconteceu no dia 19 de novembro no Complexo Esportivo Geraldo Ramos.

assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top