Capa / Cultura / Hoje Alta Floresta recebe a orquestra de Mato Grosso

Hoje Alta Floresta recebe a orquestra de Mato Grosso

orquestramtPercorrer longas distâncias levando a música de concerto a cidades com pouco acesso a bens culturais tem se tornado uma das marcas da atuação da Orquestra do Estado de Mato Grosso. No mês de agosto deste ano, o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho se juntou ao maestro Leandro Carvalho e seus instrumentistas para apresentar os “Concertos Populares” em oito municípios mato-grossenses. A iniciativa alcançou aproximadamente 25 mil pessoas em mais de dois mil quilômetros percorridos. O êxito da iniciativa estimulou a Secretária de Estado de Cultura Janete Riva a ampliar o alcance do projeto e dar oportunidade a um número ainda maior de municípios contemplados com os concertos da Orquestra do Estado.

A turnê Cantos do Brasil colocará novamente na estrada a Orquestra do Estado de Mato Grosso e o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho, para uma longa viagem de quase três mil quilômetros. Entre os dias 26 de novembro e 02 de dezembro, Alta Floresta (26/11), Juara (28/11), Juína (29/11), Tangará da Serra (30/11), Várzea Grande (01/12) e Cáceres (02/12) serão contempladas com um espetáculo que rompe as fronteiras entre a música popular e erudita, e valoriza as matizes formadoras da cultura do Brasil Central.

O equilíbrio entre a canção e a música instrumental aproxima o público da Orquestra e justifica o empenho da Instituição em sair do teatro e chegar mais perto das pessoas, por meio de espetáculos gratuitos, abertos, em praças públicas e lugares de fácil acesso a população. “Esta é uma forma bem sucedida de promover a circulação da cultura pelo interior do Estado; e é este justamente o objetivo maior desta Secretaria, cada vez mais, facilitar o acesso da população aos nossos equipamentos culturais”, explica a secretária Janete Riva.

O repertório foi escolhido pelo diretor artístico da OEMT, maestro Leandro Carvalho, levando em consideração o perfil das apresentações. Clássicos da música de fronteira como Mi Oracio?n Azul e Meu Primeiro Amor, de Hermínio Gimenez, Índia e Choli, de Jose Asuncio?n Flores, Saudade, de Ma?rio Palme?rio e Chalana, de Ma?rio Zan e Arlindo Pinto, combinam-se com conhecidos temas mato-grossenses de autoria de Pescuma com diversos parceiros: É bem Mato Grosso, em parceria com Ulisses Serotini, Sinhá Rita, em parceria com Marques Caraí, e Tá Faltando Alguém Aqui, em parceria com Henrique e Zezé Di Camargo.

“Temos ainda clássicos da música do interior do Brasil que transbordam fronteiras geográficas! Pessoas de diferentes origens e nacionalidades podem se emocionar com a mesma canção, revelando uma imensa unidade cultural sul-americana. Quando o repertório toca o coração das pessoas, a conexão é imediata”, sintetiza o maestro Leandro.

Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho, já realizou concertos abertos e gratuitos em mais de 150 cidades de 23 Estados brasileiros, o que rendeu a OEMT (em 2009) uma indicação ao cobiçado Prêmio Carlos Gomes.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Suas três principais séries de concertos – Oficiais, Didáticos e Populares – são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm o patrocínio do Grupo André Maggi, do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos. Para a realização da Temporada 2013 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda. A turnê Cantos do Brasil conta com o apoio das prefeituras de Alta Floresta, Juara, Juína, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cáceres.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top