Capa / Cidades / Farinheira abandonada causa prejuízos a pequenos produtores

Farinheira abandonada causa prejuízos a pequenos produtores

EQUIPAMENTOSA farinheira localizada no setor Vila Rural I em Alta Floresta está literalmente abandonada. O equipamento comprado com recursos públicos há mais de três anos nunca funcionou da maneira que deveria. Enquanto isso, os pequenos produtores rurais assentados na Vila Rural amargam os prejuízos com o desperdício de dinheiro público.
A farinheira era para estar funcionando na sede da associação, porém, quem visita a localidade pode observar que um ralo, uma prensa e um forno que deveriam produzir cerca de 350 quilos de farinha de mandioca por hora estão sendo corroídos aos poucos pela ação do tempo.
Como se não bastasse, a situação se torna ainda mais grave quando se fala no prédio construído para abrigar a fábrica de farinha. Uma construção de aproximadamente 50 metros quadrados que esta comprometida.
O presidente da associação Luz Soares, popularmente conhecido como Luizinho, denuncia que além do descaso os moradores da Vila Rural experimentam o prejuízo. Segundo ele, somente no ano passado, a associação perdeu cerca de 70 mil pés de mandioca e para esse ano a expectativa é de que 300 mil pés irão para o lixo por não haver como produzir a farinha e não ter mercado para a mandioca in natura.  “Estamos correndo atrás, nosso objetivo é ter esta farinheira funcionando, e vamos cobrar os responsáveis para nos ajudar a colocar estas máquinas para funcionar”,relata Luizinho.
Segundo as informações levantadas pelo presidente da associação, para resolver o problema depende de processo licitatório comandado pelo governo do Estado. “Nos informaram que está faltando somente isso, então esperamos que alguém nos ajude”, conclui Luz Soares.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top