Capa / Cidades / Fortalecimento da pecuária sustentável agrada produtores de Alta Floresta

Fortalecimento da pecuária sustentável agrada produtores de Alta Floresta

Fortalecimento da pecuária sustentável agrada produtores de Alta FlorestaRealizado, dia 29, no sítio Santa Luzia, de propriedade da família Wittemann, o primeiro I Dia de Campo: Pecuária de Baixo Carbono (PIBC) teve como objetivo socializar as experiências realizadas em Alta Floresta. Essa ação de fomento da pecuária sustentável tem como parceiros o Instituto Centro de Vida (ICV), secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato Rural. Sessenta e duas pessoas participaram.
Proprietário do sítio Santa Luzia, Vilson Wittemann diz estar satisfeito com os resultados. “Consegui aumentar a produção na mesma área”, afirma. Segundo ele, sua produção era de sete litros de leite/dia por animal, hoje, saltou para 12. “Participei de algumas palestras e percebi que era preciso mudar”, justifica. Wittemann recebe assistência do ICV.
Morador da comunidade Santa Mônica, Valdemir Rugieri é atendido pelo “Olhos D’Água da Amazônia”, e atesta as mudanças aplicadas. “Vivo outra realidade, a qualidade do pasto e do leite melhorou”. Ele explica que sua propriedade tem uma área total de 30 hectares, onde quatro hectares recebeu o manejo de pastagem. “Quero ampliar a área de manejo”, diz ele.
O Programa Pecuária Sustentável surgiu da necessidade de integrar as ações já realizadas pelas entidades, que eram realizadas de forma isolada. “Ao promover essa integração, é possível evidenciar como Alta Floreta está mobilizada”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto. “O dia de campo foi um espaço de interação e integração, entre produtores e entidades”, completa.
“Essas quatro instituições trabalham para que a bacia [leiteira] seja fortalecida. São projetos com identidades diferentes, onde cada um complementa o outro. Temos condições de fazer com que a bacia leiteira seja referência”, argumenta a Coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do ICV, Irene Duarte. Ela acredita que este é um momento de unificação. “É um trabalho pensando na população”, justifica.
Na oportunidade o Sindicato Rural de Alta Floresta, foi representado pelo seu gerente sindical, Rogério Rizzo. Segundo ele, o sindicato auxilia o produtor na elaboração que projetos (de financiamentos), que serão apresentados nas instituições bancárias.
Durante o dia de campo, o secretário de Agricultura, Eden Silva disse acreditar que essa unificação trará coisas boas aos produtores. “Os resultados serão evidenciados com clareza. Vamos fortalecer quem mais precisa [o produtor]”.
Esse trabalho de pecuária sustentável pode ser observado, por exemplo, através  do manejo de pastagem em 20 propriedades, assistidas pelo PRODAM. Outro exemplo, é o ICV, que desenvolve a Pecuária Integrada de Baixo Carbono (PIBC) em dez propriedades.
Este foi o primeiro de um total de quatro encontros – que ainda irá abordar o manejo de pastagem [realizado pelo Olhos D’Água da Amazônia]. Também será realizado um encontro, em uma unidade do Programa Balde Cheio [da Secretaria Municipal de Agricultura] e outro, coordenado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas. O evento foi prestigiado pelo Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alta Floresta.

Fabio Bonadeu

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top