Capa / Estaduais / Programa monitora dados climáticos do futuro reservatório da UHE Teles Pires

Programa monitora dados climáticos do futuro reservatório da UHE Teles Pires

SONY DSCHá um ano,a Companhia Hidrelétrica Teles Pires realiza o monitoramento climatológicoda área de influência do empreendimento hidrelétrico, com a coleta diária de dados. O levantamento é feito por meio de uma estação meteorológica completa instalada no canteiro de obras. O equipamento foi fabricado por uma das melhores empresas do ramo e registraem tempo real, por meio de sensores, as informações referentes aos parâmetros meteorológicos de chuvas (precipitação e pluviometria), regime de ventos, evapotranspiração, insolação, temperatura do ar, pressão atmosférica e umidade relativa do ar. Essas informações são transmitidas em tempo real via satélite para a hidrelétrica e central de monitoramento.
O levantamento de dados é de responsabilidade da empresa Vera Cruz Soluções Geofísicas e Geológicas Ltda, contratada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires, para executar o Programa de Monitoramento Climatológico da UHE Teles Pires.  Segundo o diretor de operações da empresa, Afonso Vasconcelos Lopes, em alguns meses será possível ter uma boa avaliação meteorológica das médias anuais de chuva, regime de ventos e radiação solar, por exemplo.
Dados preliminares da região do futuro reservatório apontam que de fevereiro a julho de 2013,atemperatura média foi de 26,04 Cº, a umidade relativa  do ar teve mínima de 29,90 e máxima de 100% e precipitação com  mínima de 0 e máxima de 92,62 mm, entre  outras informações  meteorológicas, conforme tabela abaixo :

TABELA

O diretor de operações da Vera Cruz afirma que a construção do reservatório não deve alterar o clima na região.  “Já acompanhamos outros empreendimentos e as pequenas alterações não ultrapassam a área do reservatório. O serviço de monitoramento climatológico serve de subsídio na análise dos parâmetros meteorológicos e ambientais envolvidos nas diversas etapas de projeto”, pontuou.
Já está em andamento um projeto para disponibilizar no site da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (www.uhetelespires.com.br), boletins meteorológicos diários que vão caracterizar a longo prazo o microclima local e eventuais mudanças na região. As informações do monitoramento já são disponibilizadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O acompanhamento de parâmetros como média de chuva anual e temperatura devemfornecer dados para análise do microclima local, em conjunto com as informações da estação meteorológica de Alta Floresta, contribuindo para o aprimoramento da rede de estações meteorológicas na região

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top