Capa / Estaduais / Programa substitui geladeiras velhas no município de Carlinda

Programa substitui geladeiras velhas no município de Carlinda

Troca Geladeiras - CarlindaDesde a última quarta-feira (23), uma equipe da secretaria de Assistência Social em conjunto com a Rede Cemat, está promovendo a substituição de geladeiras velhas, que aumentam o consumo de energia, por equipamentos novos, além das geladeiras, lâmpadas econômicas também são repassadas aos moradores.
O programa Luz em Conta desenvolvido pela Cemat conta com o apoio da secretaria, que promove a busca ativa das famílias a serem beneficiadas, os cadastros são enviados para a empresa, que define se o morador deve ou não ser atendido.
Segundo o programa, cada família receberá um refrigerador de 261 litros e, em média, três lâmpadas de 20 watts. A geladeira nova possui Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico. Já as lâmpadas compactas são 80% mais econômicas que as incandescentes, duram mais e iluminam melhor. Esses equipamentos permitirão a redução do consumo e, consequentemente, da fatura de energia dos consumidores beneficiados.
Para a moradora Ana Cesária Batista, além de contribuir para a economia domiciliar, a geladeira também é um presente de aniversário. “Completei 50 anos no último dia 10 de outubro, a geladeira é um presente e também vai ajudar na nossa economia, agradeço a prefeitura, a empresa e a presidenta por atender a gente”, disse.
Já para Maria Abadia Gonçalves, ser atendida pelo programa significa muito para quem não tem condições financeiras de adquirir uma nova geladeira. “Isso ajuda muito a gente, porque para quem é pobre é difícil comprar  uma geladeira nova, o pessoal veio aqui fez o cadastro e agora estou sendo beneficiada”, comemorou.
Segundo o secretário de assistência, Francisco Severino, essa é mais uma etapa do projeto, que deve voltar a acontecer no ano que vem. “Para esse ano esta encerrado, mandamos mais de quarenta cadastros e 33 foram atendidos, é um trabalho importante por que ajuda a  melhorar a renda da família, pois reduz seus gastos com energia”, posicionou.
A Cemat substituirá 7.500 geladeiras e 22.500 lâmpadas nas 141 cidades de Mato Grosso no ciclo 2013/2014 do programa Luz em Conta, com investimento de R$ 6,2 milhões.

Clay Jr./Assecom

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top