Capa / Em Destaque / CDL organiza reunião da EVTEA Hidrovia Teles Pires/Tapajós

CDL organiza reunião da EVTEA Hidrovia Teles Pires/Tapajós

HidroviaFoi realizada nesta terça-feira (15/10/13) no Auditório  Ariosto da Riva (CDL) a 2ª reunião com o  Consorcio  RPeotta Engenharia e Consultoria Ltda.~,  Hidrotopo Consultoria e Projetos Ltda., Enefer Consultoria e Projetos Ltda, e  participação dos representantes  do CODOMAR/AHIMOR, com novas informações do formato dos estudos que serão realizados nos Rios Teles Pires, Juruena e Arinos.
O Engenheiro Jose Carlos Cesar Amorim fez a apresentação dos estudos que serão realizados pelo consorcio destacando algumas dificuldades em alguns trechos dos rios, como corredeiras, bancos de areia, pedras, e pequenas  ilhas, que deverão ser analisadas  a melhor solução para cada obstáculo.
Foi apresentado também os custos da nossa logística rodoviária para o escoamento da safra do Mato Grosso para os Portos de Paranaguá/PR e de Santos/SP, comparando os custos com os países da Argentina e Estados Unidos:
– Sorriso/Brasil,  com destino China – U$ 170,00 a tonelada
– Cordoba/Argentina, com destino China – U$ 102,00 a tonelada
– Ilinois/USA, com destino a China – U$ 71,00 a tonelada
Os produtores rurais do Mato Grosso possui um custo de   140% (cento e quarenta por cento) maior que os americanos, com isso o poder de comercialização do nosso setor produtivo é penalizado pela logística, apesar da nossa alta produtividade.
Participou desta reunião o prefeito de Apiacas o Sr. Adalto Jose Zago,   representantes dos clubes de serviços, sindicados, ONG´s, etnias indígenas/Funai,  e representantes do setor produtivo de Alta Floresta e região, interessados em ouvir o consorcio.
Os representantes fizeram varias observações a ser analisadas pelo consorcio, e a mais preocupante foi em relação às eclusas das usinas hidrelétricas,  que o estudo de viabilidade econômica, comtempla apenas as usinas que estão sendo construídas, e as futuras construções não serão impactadas nestes estudos.
Portanto, fica uma duvida a ser analisada por todos os municípios, classes politicas, entidades, sindicatos, setor  produtivo e comunidade, como vai ficar a questão da construção da  UHE São Manoel que não consta na licitação a construção da eclusa?
Para o Sr. Fabio Esperança – Coordenador do Consorcio, essa foi uma das reuniões mais produtivas pela qualidade do debate e das sugestões apresentadas que poderão contribuir com os estudos que serão realizados pelo consorcio.
É o momento de unir todos os interessados em poder contribuir neste debate e estabelecer um politica em conjunto com todos os município que serão beneficiados e debater com DNIT/Ministério de Minas e Energia/Ministério do Transporte e Governo Federal que os nossos interesses e as nossas necessidades são maiores que  os interesses pessoais dos nossos governantes.
É inadmissível que o nosso setor produtivo seja penalizado mais uma vez com a falta de coerência e de visão dos nossos gestores políticos, ate quando teremos que pagar essa conta, chega uma hora que temos que unir forças e exigir nossos direitos da melhoria da nossa infraestrutura.

Eliseu Pelisson

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top