Capa / Educação / Governo altera proposta para tentar encerrar greve de professores em MT

Governo altera proposta para tentar encerrar greve de professores em MT

Governo altera propostaA Secretaria estadual de Educação (Seduc) apresentou nesta terça-feira (15), Dia do Professor, uma nova proposta de reajuste salarial para tentar encerrar uma das mais extensas greves da categoria na rede pública em Mato Grosso, a qual já dura 65 dias. Após sucessivas rodadas de negociações sem quaisquer alterações na posição do governo, os professores devem agora se reunir na próxima quinta-feira (17) em assembléia geral para deliberar se aceitam ou não a nova proposta e se encerram a greve.

A nova proposta foi apresentada em reunião na sede da Seduc na tarde desta terça. Enquanto isso, parte dos professores saiu do acampamento montado nas proximidades e se dirigiu à frente do prédio da Assembleia Legislativa (AL) a fim de cobrar ação por parte dos deputados estaduais em prol da causa da educação.

Antes da reunião nesta terça-feira, governo e professores haviam parado em dois pontos da pauta de reivindicações: a data-base para o reajuste salarial dos trabalhadores e os percentuais de pagamento da hora-atividade para os professores contratados temporariamente.

Após intervenção do Ministério Público (MP), a Seduc obteve autonomia do governo estadual e da equipe econômica para, com aval da Secretaria de Administração (SAD), apresentar uma nova proposta em cima dos dois pontos de impasse – o que foi formalizado nesta terça-feira.

Nesta terça-feira, a titular da Seduc, Rosa Neide, propôs aos professores uma nova data-base: março de 2014, dois meses antes da proposta anterior, quando 5% de ganho real seriam concedidos.

A partir daí, os reajustes voltariam a ser concedidos no mês de maio até o ano de 2023, quando a categoria finalmente obteria um ganho real de 100% no salário.

Outro ponto que sofreu alteração foi o percentual de pagamento da hora-atividade (um dos componentes da remuneração dos profissionais hoje) para os professores contratados temporariamente. Este valor teoricamente corresponde a um terço da remuneração, mas não tem sido pago pelo estado.

A Seduc havia antes se comprometido a implantar gradativamente a hora-atividade, progredindo em um terço para cada ano até 2016.

Os professores rejeitaram o cronograma e provocaram uma alteração na proposta do governo. Agora, a Seduc fala em começar a pagar 40% do valor em 2014, outros 30% em 2015 e passar a pagar a hora-atividade integralmente a partir de 2016.

 

Fonte : G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top