Capa / Cidades / Banco de Sangue sempre precisa de doadores

Banco de Sangue sempre precisa de doadores

matéria banco de sangueCom o aumento do índice de acidentes em Alta Floresta, uma situação começa a ser provocada.Trata-se da possível falta de bolsas de sangue no hemocentro que fica ao lado do Hospital Regional Albert Sabin. Todos os dias, dezenas de bolsas de sangue são utilizadas, e o estoque fica cada vez menor.
Segundo afarmacêutica responsável pelo banco de sangue em Alta Floresta,Aline Tíziocada dia que passa o Hemocentro necessita de mais pessoas dispostas a doar, pois há períodosem que o volume de sangue utilizado acaba sendo maior do que o recebido no dia-a-dia. Ela explica que atualmente o Hemocentro está com um estoque de sangue razoável em virtude das campanhas desenvolvidas recentemente, porém, como ademanda de material utilizado é grande, precisa de doadores diariamente. “Doar sangue é uma ação que pode salvar uma vida. Na semana passada, por exemplo, estávamos com um grande problema porque um paciente precisava de sangue O- e estava em falta no Hemocentro”, disse ao explicar que cada bolsa de sangue tem validade de apenas 35 dias, por isso, é preciso renovar o estoque com bastante frequência.
DOADOR – Para fazer doações a pessoa deve ter idade entre 18 e 65 anos e com peso acima de 50 quilos; não podeter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses; não estar com febre, gripe ou resfriado; se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses; após tatuagem, aguardar 12 meses; não ter antecedentes de hepatite, doença de chagas e sífilis.

Da Redação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top