Capa / Em Destaque / Fazendeiros e grileiros fecham acessos de Luciara

Fazendeiros e grileiros fecham acessos de Luciara

LuciaraO município de Luciara, no Mato Grosso, está sitiado desde a última sexta-feira (20). Todas as estradas e até mesmo o acesso à cidade pelo Rio Araguaia foram bloqueados por um grupo de fazendeiros e grileiros de terra que querem impedir a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, cujo processo está em andamento no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Duas casas foram incendidas – uma delas pertence a Rubem Sales, um dos retireiros que apresentaram a proposta e que pertence à Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), e a outra a Jossiney Evangelista da Silva.

– Estamos acuados dentro de casa. Dizem que vão queimar tudo e estão nos ameaçando de morte. Ameaçaram até mesmo minha irmã, que é professora – disse Sales, acrescentando pneus foram queimados e um trator foi estacionado na pista do aeroporto.

O estopim para que o município fosse fechado foi a informação de que chegariam ao município pesquisadores para dar início ao processo de audiências públicas para criação da reserva. Na quinta-feira (19), o pesquisador Antonio João Castrillon, doutor em sociologia e integrante do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, foi expulso ao chegar na cidade. Ele estava acompanhado por Antonio Canela, um dos líderes comunitários da região.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top