Para confirmar as previsões, a neve chegou a São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, por volta das 4h desta segunda-feira (22), acompanhada de uma temperatura congelante de -0,3°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os flocos se acumularam em cima dos carros e se intensificaram com o passar das horas, com a temperatura caindo para -0,6°C por volta das 8h.
A expectativa é de que o fenômeno persista durante as primeiras horas da manhã. Às 6h, o termômetro de rua da cidade marcava quase -1°C. A neve chegou a se acumular nas roupas de moradores e visitantes e nos veículos estacionados nas ruas. Os flocos demoraram para derreter, o que descarta a possibilidade de ser chuva congelada. Nestas circunstâncias, o gelo cai e se transforma em estado líquido rapidamente.
Empolgado com a neve, o eletricista Max Nazário, de 34 anos, interrompeu uma sessão de filme com a mulher para ver o fenômeno do lado de fora, no termômetro da cidade. Ele diz que já viu neve diversas vezes e acredita que os flocos seguirão caindo durante o dia. “Eu estava vendo filme com a minha esposa quando olhei pela janela e percebi que estava nevando. Já vi várias vezes, eu gosto de admirar a neve. É uma coisa rara no nosso país”,
Neste domingo, o meteorologista Ronaldo Coutinho havia informado sobre as grandes chances de nevar durante a madrugada. “A primeira região que a neve vai atingir, segundo os prognósticos, é a de São José dos Ausentes e outros municípios da Serra Gaúcha. Ela deve chegar entre 2h e 4h da madrugada e persistir durante a manhã desta segunda-feira”, afirmou.
Confira algumas baixas temperaturas no RS, segundo o Inmet
Canguçu: -0.9°C
Santiago: -0.2°C
Soledade: 0.5°C
Santo Augusto: 0.7°C
Caçapava do Sul: 0.7°C
Palmeira das Missões: 0.9°C
Porto Alegre: 6.2°C
Fonte: G1