O gerente de Relações Institucionais da Energisa, Luís Carlos Moreira, afirmou que não há crise energética em Alta Floresta durante coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 29. O encontro contou também com a presença do representante da Unidade de Alta Floresta, Romério Bráz, e do prefeito Chico Gamba.
Moreira anunciou investimentos de R$ 15 milhões para ampliar a subestação local, ressaltando que a Energisa opera atualmente com 50% de capacidade disponível e sem problemas de abastecimento. No entanto, a sua visita foi motivada por reclamações de grandes empresários, como o grupo Havan, que enfrentam dificuldades devido à quantidade de energia aprovada pela distribuidora — 300 kWh em vez dos 950 kWh necessários para operar plenamente.
“Não temos problemas de abastecimento para novas cargas”, afirmou Moreira, explicando que o crescimento acelerado da cidade exige melhorias na rede de distribuição. Ele destacou que novos empreendimentos frequentemente são construídos em áreas sem infraestrutura adequada, o que demanda planejamento e obras adicionais.
Moreira enfatizou que “nada do que está sendo construído agora foi pensado ontem” e que o planejamento é revisado anualmente. Ele também registra a importância da aproximação entre a Energisa, a indústria e o poder público para conduzir o crescimento sustentável da região.
Da redação
Jornal O Diário