Capa / Sem categoria / Polícia fecha ponto utilizado para extração ilegal de madeira em MT

Polícia fecha ponto utilizado para extração ilegal de madeira em MT

Um ponto de extração ilegal de madeira localizado na cidade de Querência (764 quilômetros de Cuiabá) foi descoberto pela Polícia Civil, ontem, na Operação Pitangueira, deflagrada pelos policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para combate ao desmatamento ilegal. A ação resultou na localização de uma casa e de alojamentos utilizados pelos criminosos, além da apreensão de um trator e de diversos itens usados na prática ilícita, como motosserra, placas solares, geradores, bateria, entre outros objetos.

As diligências iniciaram após a equipe da Dema receber informações sobre o crime ambiental em área de reserva na cidade, após a prisão de duas pessoas na região de uma propriedade rural a cerca de 80 quilômetros do município. Na ocasião, os suspeitos foram flagrados em um caminhão transportando 14 toras de madeira nativa retirada de área de preservação permanente.

Com base nas informações, a equipe iniciou as diligências na região da MT-110, após a comunidade Pingo D’Água, conseguindo localizar a entrada da esplanada, onde logo observaram a movimentação de um caminhão prancha que carregou um trator que foi localizado na mata. Os policiais adentraram em trilhas, onde foram localizadas diversas esplanadas, com árvores cortadas, indicando que o local foi degradado recentemente. Um pouco mais a frente, os policiais encontraram três barracos de lona, que serviam como alojamento para as pessoas que estavam no local extraindo madeira. 

Em um dos barracos, os policiais encontraram coldre, capa de colete tático e uma munição calibre 12 deflagrada, demonstrando a existência de seguranças para garantir a atividade dos madeireiros. Seguindo por outra trilha, os investigadores chegaram a avistar dois suspeitos que ao perceber a presença dos policiais empreenderam fuga pela mata. 

Mais a frente, foi localizada uma casa de madeira, sendo observado que pessoas haviam abandonado o local recentemente. Na casa foram localizados diversos objetos utilizados pelos infratores como botijão de gás, dois geradores, cadernos de anotações com diversos registros de horas trabalhadas pelas máquinas. Motosserra, bateria, placa solar, entre outros. 

Diante dos fatos, o trator e o restante do material ilícito foram apreendidos e encaminhados à delegacia. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no crime.

Só Notícias

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top