Capa / Região / SAE/CTA de Alta Floresta é referência em diagnóstico e acompanhamento dos pacientes

SAE/CTA de Alta Floresta é referência em diagnóstico e acompanhamento dos pacientes

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Alta Floresta é referência no Estado de Mato Grosso. O CTA foi implantado em 2002 e o SAE em 2003, inclusive, sendo um dos primeiros do Estado.

A enfermeira e coordenadora do SAE/CTA, Emiliana Aparecida dos Santos Batista explica que, embora estejam em um mesmo setor, são dois serviços distintos. “O CTA é a porta de entrada, onde é feita a demanda espontânea dos testes rápidos”. Emiliana explica que, já no caso do SAE, é o atendimento ambulatorial, onde é trabalhado o atendimento e acompanhamento das pessoas que vivem com HIV.

Emiliana explica que no CTA são realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C, e sífilis. É importante lembrar que uma pessoa que tem o vírus, não necessariamente tem a doença. “É muito importante que tenhamos esse conhecimento e entendimento”.

A sigla HIV, vem do inglês, de Vírus da Imunodeficiência Humana. De acordo com publicação da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

De acordo com matéria publicada pelo Ministério da Saúde, em fevereiro de 2023, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos. Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), aponta que em 2021, mais de 750 mil homens em todo o mundo adquiriram HIV.

Fabio Bonadeu

Direção de Comunicação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top