O Pronto Atendimento Municipal – PAM realizou em média 691 procedimentos médicos a cada 24 horas nos últimos 11 meses em Alta Floresta, conforme relatório de resumo de produção.
No total, 228.116 atendimentos foram registrados entre os meses de março de 2022 e fevereiro de 2023. E para dar conta de tudo isso, o PAM conta com dois médicos plantonistas por turno. Contando com apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. No geral, oito médicos da rede municipal de saúde atendem de forma intercalada durante os plantões de 24 horas.
O PAM conta com 12 leitos de observação, mais cadeiras para casos não graves. O atendimento segue um fluxo que prioriza pacientes com situações de emergência ou urgência, seguindo protocolos internacionais de classificação de risco. Sendo ao chegar na unidade, o paciente passa pela triagem, procedimento realizado por profissional de saúde qualificado, e é classificado das seguintes formas:
Emergência – Vermelho – Risco de vida; Perfurações; Situações de choque e hemorragias. Estes têm atendimento imediato.
Urgente – Amarelo – Crise asmática, Dor abdominal ou de cabeça intensa; Náuseas; Vômitos e pequenos ferimentos. Aguardam cerca de 60 minutos para serem atendidos pelo médico.
Pouco Urgente – Verde – Pequenas lesões; Fraturas fechadas; Vômito e diarreia sem desidratação; Idosos, gestantes e deficientes físicos. Aguardam cerca de 120 minutos para serem atendidos pelo médico.
Não Urgente – Azul – Dor leve; Escoriações; Contusões e distensões; Curativos e receitas médicas. Aguardam cerca de 240 minutos para serem atendidos pelo médico.
A triagem classificatória de risco é estabelecida pela portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002. Para evitar uma espera desnecessária, o Pronto Atendimento Municipal deve ser procurado em casos mais graves e inesperados. Se alguém procurar o PAM em um caso que não é de urgência, provavelmente ficará em espera por muitas horas para encaixar o atendimento, a prioridade da equipe médica ali é salvar vidas.
“Só pedimos um pouco de compreensão da população que procura o atendimento no PAM, quem está do outro lado também é humano, cansa, mas está comprometido em dar seu melhor em cada plantão”, aponta o coordenador do Pronto Atendimento Municipal, enfermeiro Rogério Francisco.
Os meses com maior fluxo de atendimentos em 2022 foram: junho com 22.935 procedimentos (9.813 consultas) e novembro com 23.221 procedimentos (9.485 consultas). O mês com o menor fluxo de atendimentos foi março, com 15.888 procedimentos, sendo 6.689 consultas.
Apenas em fevereiro deste ano de 2023, o PAM realizou 16.913 atendimentos, destas 6.909 consultas médicas.
Eliza Gund