Capa / Cidades / Com iniciativa da primeira-dama de MT autistas são beneficiados com carteira de identificação e apoio na Educação

Com iniciativa da primeira-dama de MT autistas são beneficiados com carteira de identificação e apoio na Educação

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para garantir a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com Autismo, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizou e apoia dois importantes projetos. O primeiro é o documento de identificação com garantias de direitos do consumidor, que desde a sua implantação, em 2022, mais de 2.300 carteirinhas foram emitidas. Além das carteirinhas, a rede estadual de ensino conta com o projeto “Autismo na Escola”, idealizado pela psicóloga Érica Rezende Barbieri com a cartilha ‘Autismo, Sonho de Menino’, com o apoio e incentivo da primeira-dama do Estado, escolhida como madrinha do programa.

De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, compreender o que é o Autismo é um ponto para o fim do preconceito e da discriminação que passam as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Elas apenas têm uma forma diferente de agir e de ver as coisas, dar condições e espaço para que tenham as mesmas oportunidades é um passo importante. Quando apoiei o implantação das carteirinhas de identificação, pensei no conforto dos autistas e também da família, porque eles precisam de atenção e dedicação”, contou a primeira-dama Virginia Mendes.

Segundo Virginia Mendes, a carteirinha foi uma importante conquista, mas ela foi além assim que conheceu o projeto ‘Autismo na Escola’. “Quando conheci a Dra Érica fiquei encantada com a história da criação da cartilha e de como ela poderia fazer a diferença na comunidade escolar. Contamos com o apoio do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que abraçou a ideia e do Governo do Estado. Graças a união de esforços conseguimos ampliar a distribuição das cartilhas, os profissionais de educação foram capacitados e as cartilhas já estão disponíveis para a rede municipal de ensino”.

A primeira-dama de Mato Grosso lembrou que, além das carteirinhas de identificaçã, em breve estará disponível o cartão SER Família Inclusivo, com auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

“Nós conseguimos ampliar o SER Família e o Estado vai garantir bimestralmente um apoio financeiro de R$ 200 para aquelas famílias que precisam de ajuda. Com o SER Família Inclusivo quem tiver familiar em casa com necessidades especiais vai poder adquirir o auxílio para compra de medicação e alimento. Projetei com muito carinho essa ideia, e tenho certeza que vai ajudar quem mais necessita”.

A dona de casa, Maria Conceição Duarte Silva é mãe da Alexia Fernanda, 18 anos, diagnostica com TEA aos 13 anos. Ela contou que a filha já tem acesso a carteirinha de identificação e que o documento ajuda bastante.

“Eu já cheguei no atendimento médico e por ela ficar muito ansiosa acabei desistindo, porque ela não aguentava esperar devido as crises. Agradeço a Deus por ter iluminado a primeira-dama Virginia Mendes, que lutou por esse direito para nós. Inclusive, há poucos dias, Alexia teve uma crise e quando viram ela com o cordãozinho do Autista, imediatamente a atenderam”.

De acordo com a psicóloga Larissa Sodré, mãe do pequeno João Arthur, 10 anos, diagnosticado aos 2 anos com Autismo, disse que quando soube que o filho tinha TEA não foi um processo fácil.  “Eu não tinha alternativa, eu precisava ajudar meu filho, tive que reinventar e ressignificar algumas coisas”, revelou.

“Nós conseguimos a carteirinha para o João Arthur, ajuda bastante e garante os direitos dele. Agradeço a oportunidade de falar sobre o Autismo, as pessoas precisam entender que ser autista não é o fim do mundo. Seria maravilhoso se todas as primeiras-damas fossem engajadas como a Virginia Mendes. O mundo seria mais humano e muito melhor para se viver”, afirmou Larissa Sodré.

Vânia Neves | Unaf

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top