A Prefeitura Municipal de Carlinda, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira 02/06/2022, Capacitação com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), Capacitação do cadastro, coleta de dados de território domiciliar e inconsistências cadastrais dos usuários do Sus para as Agente Comunitárias de Saúde.
Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB e gerados apartir do trabalho das equipes de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
As Agentes Comunitários de Saúde, através das visitas domiciliares, fazem o cadastramento das famílias, identificam a situação de saneamento e moradia e fazem o acompanhamento mensal da situação de saúde das famílias.
Com base nessas informações e mais os procedimentos realizados pelas Equipes de Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde ou no domicílio, as Coordenações Municipais de Atenção Básica fazem mensalmente a consolidação de seus dados e os enviam para as Regionais de Saúde.
O cadastro está organizado em duas dimensões – individual e domiciliar/territorial, a dimensão individual capta as informações do cidadão, enquanto a dimensão domiciliar/territorial permite captar as informações do domicílio, vinculando o cidadão ao território.
A Capacitação foi realizada pela Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Thaís Aragon.
Prefeitura Municipal de Carlinda: Honestidade, Trabalho e Inovação.
Assessoria Facebook