Capa / Cidades / Réveillon e Carnaval: Mendes diz que irá só orientar prefeitos: “Decisão cabe a eles”

Réveillon e Carnaval: Mendes diz que irá só orientar prefeitos: “Decisão cabe a eles”

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que está estudando o comportamento da Covid no Estado, principalmente após a chegada da variante Ômicron no Brasil, a fim de orientar os gestores municipais sobre a liberação de festas de Ano Novo e realização do Carnaval em 2022.

Mendes, no entanto, não deverá baixar decretos ou dar determinações aos municípios, deixando a cargo de cada um deles a decisão final.

“Estamos estudando isso, existem muitos rumores. […] Esse tema tem que ser discutido de forma técnica. Acredito na ciência e é com base nela que daremos orientações aos prefeitos, mas cabe a eles tomarem decisões”, afirmou.

O governador citou o avanço da vacinação no Estado como um dos fatos que contribuem para um maior controle da pandemia.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso atingiu nesta semana cobertura vacinal de 67% contra a Covid-19.

Contrário à realização de festividades nesse momento, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que os prefeitos têm autonomia em seus territórios e ressaltou ser contra a intervenção do Governo do Estado neste assunto.

“Já experimentamos essa situação antes e vimos que não confortável, porque tem municípios que fazem a tarefa de casa e tem aqueles que não fazem. Eu acho que é o momento dos gestores terem coragem de tomar as decisões em seus territórios”, disse.

“Eles não precisam ficar buscando jogar isso no colo do Governo do Estado, enquanto sempre todos invocaram a capacidade técnica e autonomia para faze [o que querem]”, completou.

Lislaine dos Anjos/Midianews

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top