Capa / Cidades / Conselho Estadual de Cultura abre inscrições para eleger novos representantes da sociedade civil

Conselho Estadual de Cultura abre inscrições para eleger novos representantes da sociedade civil

Com 14 vagas abertas para eleger os novos representantes da sociedade civil, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) abre inscrições nesta segunda-feira (01.11) para os candidatos a membros do colegiado, durante o período de 2022 a 2026. Para a participação, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, comprovar efetiva contribuição na área cultural e ser residente em Mato Grosso. O processo eleitoral inclui também a seleção dos eleitores que vão participar da votação.

Todo processo eleitoral será feito online, desde as inscrições para as vagas de eleitores e candidatos a membros do órgão, como a votação dos novos conselheiros. Os acessos estarão disponíveis no dia 01 de novembro, no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“Mais uma vez, a classe cultural tem oportunidade de participar ativamente e contribuir para o desenvolvimento das políticas culturais em Mato Grosso. Estar no Conselho de Cultura é ter voz e poder para propor, orientar, fiscalizar, decidir. E pela importância e responsabilidade do cargo, precisamos ser cuidadosos no processo eleitoral, garantindo que os escolhidos sejam efetivamente pessoas que fazem parte da cadeia produtiva da cultura”, destaca o secretário Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Inscrições e vagas

As inscrições ficam abertas até 30 de novembro. Os links para os formulários poderão ser acessados no Regimento Eleitoral, que também descreve todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura (10.362) e do Conselho Estadual de Cultura (10.378). 

Vale ressaltar que tanto o eleitor quanto o candidato a conselheiro só poderá votar e/ou pleitear a vaga relacionada à sua área artística de atuação, ou no território onde reside.

As vagas são divididas entre os seguintes segmentos culturais: artes cênicas, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música e rede de Pontos de Cultura.

Também estão distribuídas entre os territórios mato-grossenses: Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia. Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do Regimento Eleitoral.

O Conselho

Regulamentado pela Lei 10.378/2016, o Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado vinculado à Secel. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da política pública cultural em Mato Grosso, o CEC tem competência deliberativa, normativa, consultiva e de fiscalização.

Ao todo, é composto por 28 membros e suplentes, sendo 14 deles os representantes dos segmentos culturais e territórios mato-grossenses, e outros 14 os conselheiros indicados pelo Poder Público.

Mais informações

Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site da Secel.

Assim que as inscrições abrirem, no dia 01 de novembro, a Secel irá disponibilizar um chat no formulário para que os interessados  possam tirar dúvidas e receber orientações.

Outros contatos disponíveis são o e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br e telefones (65) 3613.0207 / 0231.

Graciele Leite | Secel-MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top