Capa / Agropecuária / MT: segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa hoje 1º de novembro

MT: segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa hoje 1º de novembro

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso começa já na próxima semana, em 1º de novembro, e segue até o dia 30 de novembro. Deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos com idades de 0 a 24 meses.

Após a imunização do rebanho, a vacinação deve ser comunicada ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) até o dia 10 de dezembro.

A exceção vale apenas para algumas propriedades do baixo do Pantanal, em que a vacinação deverá ser realizada em todas as faixas etárias até o dia 10 de dezembro. Já a respectiva comunicação ao Indea deverá ocorrer até o dia 15 de dezembro.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) ressalta que o produtor deve ficar atento aos prazos, pois a não vacinação ou não comunicação são passíveis de multa.

Mato Grosso Livre da Aftosa

O Brasil é reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sendo que os estados de Rondônia, Acre, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já receberam o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

Em Mato Grosso, o município de Rondolândia e algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro também já suspenderam a vacinação e obtiveram esse reconhecimento da OIE.

O Brasil, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elaborou um plano (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação e consequentemente o pedido à OIE, de reconhecimento nacional de país livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O último foco de aftosa em Mato Grosso ocorreu em 1996. Portanto, há mais de 25 anos não há nenhum registro da doença no Estado.

Assessoria ACRIMAT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top