Capa / Política / Janaina critica empresa: “Sangue está sendo derramado na 163”

Janaina critica empresa: “Sangue está sendo derramado na 163”

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou o que classificou como “inércia” e descumprimento de contrato por parte da empresa Rota do Oeste, que detém a concessão da BR-163 em Mato Grosso, pela não duplicação da rodovia.

Janaina disse apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a conduta da empresa. A ideia foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

“Quero externar a preocupação com o sangue que vem sendo derramado na BR-163. É um absurdo o não cumprimento por parte da concessionária da duplicação da BR-163”, criticou.

 “Não tem explicação o que a Rota Oeste está fazendo com a 163 e não tem explicação a inércia daqueles que deveriam estar agindo para salvar vidas”, disse.

Para Janaina, a proposta feita por Russi deve contar com o apoio dos 24 parlamentares da Casa por se tratar de um assunto que tem incomodado a todos e que tem gerado cobrança por parte da população.

“Eu acredito que essa CPI seja necessária sim. É um trecho que está dentro de Mato Grosso e nós precisamos trabalhar para adotar as medidas legais necessárias contra a Rota Oeste pela inércia e descumprimento da concessão”, avaliou.

Descrédito

“Cada dia tem um acidente lá, várias vidas já se foram e acredito que caiba uma ação mais contundente da Assembleia”

A emedebista salientou que a população já nem mais acredita quando se fala em duplicação da BR-163 e lembrou que a obra já foi “mote de campanha de mais de 10 deputados”.

“O que precisamos fazer é unir forças com o Governo do Estado, deputados federais e Governo Federal. Sabemos que é burocrático, mas precisamos agir com mais celeridade, pois cada fim de semana é tragédia atrás de tragédia”, afirmou.

Para Janaina, tentar firmar um novo acordo com a concessionária não se trata mais de um caminho viável.

“Ela já teve tanto tempo para fazer a duplicação e sequer demonstrou a vontade ou sinalizou que faria. Cada dia tem um acidente lá, várias vidas já se foram e acredito que caiba uma ação mais contundente da Assembleia, inclusive para subsidiar as ações do Governo Federal”, afirmou.

CPI

O presidente do Legislativo, Max Russi, pediu para que os demais deputados avaliem a possibilidade de abertura da CPI na Casa. Na semana passada, o deputado já havia salientado que a concessionária arrecada quase R$ 500 milhões por ano em pedágios, mas não tem dado retorno à população.

“Não entendemos como essa concessionária está operando. É obrigação do Governo Federal, tudo bem, mas como que ela está recebendo quase meio bilhão por ano e não faz a duplicação, não cumpre o seu compromisso? O Governo tem que tomar uma posição, tem que tomar partido”, criticou.

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
MÍDIA NEWS

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top