Capa / Em Destaque / Câmara aprova projeto de lei do vereador Douglas Teixeira que prioriza atendimento aos portadores de fibromialgia

Câmara aprova projeto de lei do vereador Douglas Teixeira que prioriza atendimento aos portadores de fibromialgia

Foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira (31.08) por unanimidade, na Câmara Municipal de Alta Floresta, o Projeto de Lei nº 011/2021 de autoria do vereador Douglas Teixeira (PSC) que institui no município a prioridade de atendimento aos portadores de fibromialgia. O PL foi encaminhado para sansão do Executivo Municipal.

            Pela nova lei, os órgãos públicos, as empresas públicas, as concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos privados localizados no município de Alta Floresta, ficam obrigados a conceder atendimento preferencial às pessoas portadoras dessa doença.

O atendimento preferencial previsto na lei terá o mesmo tratamento daquele concedido às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme previsto na Lei Federal n.º 10.048, de 08 de novembro de 2000.

            A lei criada pelo vereador Douglas Teixeira define ainda que a identificação dos portadores de fibromialgia se dará mediante a apresentação de laudo ou atestado médico que comprove a condição do portador.

Os estabelecimentos que descumprirem a Lei sofrerão as seguintes penalidades: advertência, multa e a suspensão do Alvará de Licenciamento. A aplicação das penalidades obedecerá a regulamento próprio do Poder Executivo, mediante procedimento administrativo formal. A lei garante ampla defesa e contraditório. Já o valor da multa será definido pelo Executivo Municipal.

            A partir de agora, por força da lei, a sinalização do símbolo mundial da fibromialgia deve ser aplicada conforme a norma dos símbolos internacionais de acesso, no mesmo parâmetro anotado para outras deficiências devendo, com isso, o símbolo mundial da fibromialgia constar em local de fácil visualização.

            Douglas explicou que a iniciativa ao Projeto de Lei visa atender à demanda de parte da população que é acometida pela enfermidade e sofre com imensas dores e transtornos, e por se tratar de uma doença recém-descoberta os portadores, em sua maioria mulheres na faixa etária entre 30 a 55 anos, possuem maior sensibilidade à dor.

“A fibromialgia é, portanto, uma condição clínica que demanda controle dos sintomas, sob o risco de os fatores físicos serem agravados, exigindo a necessidade de uma combinação de tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, em virtude da ação insuficiente dos medicamentos”, ressaltou o vereador ao informar que na região de Alta Floresta existem mais de 4 mil pessoas portadoras dessa doença.

LINDOMAR LEAL

Assessoria de Imprensa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top